Com a classificação já assegurada, o Flamengo encerrou a fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes com empate por 1 a 1 diante do Los Angeles FC, na terça-feira (24 de junho), em Orlando. O resultado garantiu a liderança do Grupo D, e a equipe carioca agora volta suas atenções para o duelo eliminatório contra o Bayern de Munique, marcado para domingo (29 de junho), às 17h (horário de Brasília), em Miami.
Mesmo com sete jogadores poupados em relação ao confronto anterior contra o Chelsea, o time rubro-negro teve as principais ações ofensivas desde o início. Logo aos três minutos, Danilo acertou a trave. No total, o Flamengo finalizou três bolas no poste na etapa inicial. O LAFC chegou a balançar as redes aos 37 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento, mantendo o placar zerado até o intervalo.
Na volta para o segundo tempo, a equipe brasileira manteve o controle da partida, mas com um ritmo mais cadenciado. Foi nesse contexto que os norte-americanos surpreenderam: Denis Bouanga abriu o placar em jogada rápida. A resposta rubro-negra, no entanto, veio imediatamente. Dois minutos depois, Wallace Yan marcou após jogada individual e selou o empate.
Após a partida, Danilo, autor de uma das finalizações na trave, lamentou o empate e explicou a origem do gol sofrido. “Facilitamos em uma bola por falha de comunicação. Isso serve de lição, não podemos baixar a guarda em nenhum momento”, comentou. Apesar da frustração, o zagueiro elogiou a reação do time e destacou a entrada de Wallace: “O menino entrou com uma energia incrível, isso que fica de positivo”.
Em seguida, Danilo projetou o duelo contra o Bayern e ressaltou a exigência da partida, principalmente por conhecer o técnico adversário. O defensor atuou ao lado de Vincent Kompany no Manchester City e conhece de perto seu estilo. “É um treinador que cobra empenho e intensidade dos jogadores. Era assim como capitão e continua assim como treinador. Cuida de cada detalhe”, destacou. “Para passar pela eliminatória, vamos precisar estar no nosso melhor dia, com muita sinergia entre a gente”.
O confronto contra o Bayern decidirá quem enfrentará PSG ou Inter Miami nas quartas de final da competição. Enquanto isso, o Chelsea, segundo colocado do grupo, venceu o Espérance por 3 a 0 e também avançou, enfrentando o Benfica na próxima fase.


