sábado, dezembro 6, 2025
26.7 C
São Paulo

Imprensa internacional exalta Botafogo após classificação no Mundial

A classificação do Botafogo para as oitavas de final do Mundial de Clubes da FIFA 2025 repercutiu amplamente na imprensa internacional. Mesmo com a derrota para o Atlético de Madrid na última rodada da fase de grupos, o time brasileiro assegurou a segunda colocação no grupo B, superando o atual campeão da Champions League, o PSG, em um confronto direto. A performance da equipe comandada por Renato Paiva foi elogiada por veículos espanhóis, que destacaram a consistência defensiva e a eficiência nos contra-ataques.

Aliás, a vitória sobre o PSG foi apontada como um dos resultados mais surpreendentes da fase de grupos. Conforme o jornal AS, o Botafogo se apresentou como um time “rochoso na defesa e uma vespa no contra-ataque”, além de exaltar a compactação e a intensidade da equipe carioca. O estilo de jogo vertical e bem organizado chamou a atenção, principalmente em uma chave tida como uma das mais difíceis do torneio.

Jogadores do Botafogo
Jogadores do Botafogo (Foto: Divulgação/ Botafogo)

O jornal Marca, por sua vez, fez questão de destacar a atuação defensiva sólida do Glorioso no duelo contra o Atlético de Madrid. “Tentaram, tentaram. Muitas delas não foram perigosas. Na verdade, as melhores foram aquelas que saíram pela linha de fundo”, pontuou a publicação. O zagueiro Barboza foi citado como um dos pilares do sistema defensivo, que conseguiu conter as investidas espanholas com segurança e inteligência tática.

Contudo, nem todos os comentários foram positivos. A arbitragem no confronto entre Botafogo e Atlético de Madrid foi duramente criticada pela imprensa da Espanha. A expulsão de um jogador colchonero nos minutos finais gerou protestos, com o Marca afirmando que “não havia necessidade” da decisão. Já o AS trouxe o desabafo de Julián Álvarez, que alegou ter sofrido três pênaltis não assinalados, resumido na frase: “Não conseguiu e eles não deixaram”.

Enquanto isso, o elenco alvinegro embarcou à Filadélfia para a próxima fase da competição. A delegação foi recebida no hotel da cidade onde enfrentará o Palmeiras pelas oitavas de final. A chegada foi marcada por um clima de seriedade e foco, com os jogadores demonstrando concentração total no objetivo de seguir vivos no torneio internacional.

Assim sendo, o Botafogo entra em campo com moral elevada diante do desafio nacional em solo internacional. A preparação agora se concentra em manter o padrão apresentado contra adversários europeus, a fim de que o time sustente seu desempenho diante do Palmeiras. O confronto promete ser um dos mais aguardados da atual fase, reunindo duas equipes brasileiras em um cenário mundial.