O recente rebaixamento do Lyon para a segunda divisão do futebol francês acendeu o alerta não apenas na França, mas também no futebol brasileiro, mais especificamente no Botafogo. Isso porque ambos os clubes fazem parte da Eagle Football, holding comandada por John Textor, e compartilham estratégias, recursos e até atletas dentro de um modelo de gestão global.
O elo estratégico entre Lyon e Botafogo
Vale destacar que, segundo o jornalista Rodrigo Capelo, especialista em negócios do esporte, o Lyon desempenhava um papel estratégico dentro da holding. Jogadores vindos do Brasil, como do próprio Botafogo, ganhavam projeção internacional ao atuar no clube francês.
“Na estratégia do Textor, o jogador passar pelo Lyon é muito importante porque ganha minutagem em competições europeias, isso o torna mais valioso para vender em outros mercados, como a Inglaterra”, afirmou Capelo ao jornal O Globo.
Sendo assim, com o rebaixamento, o Lyon perde visibilidade e poder de valorização de ativos, o que pode impactar diretamente os demais clubes do grupo, incluindo o Glorioso. Por isso, a desvalorização do Lyon afeta toda a cadeia de negócios da Eagle Football.
Impacto financeiro e risco de repasse de obrigações
Além disso, existe a possibilidade de que o Botafogo seja acionado para apoiar financeiramente o Lyon. Isso porque, segundo Capelo, a Eagle Football atua com um “caixa único”, o que permite remanejamentos de recursos entre clubes da holding. “Não sabemos se o Botafogo está endividado ou está no azul. O balanço não saiu. Mas sabemos que tem faturado com venda de jogadores e premiações, como a do Mundial de Clubes”, observou o jornalista.
Crise financeira e fate play em pauta
Cabe ressaltar que o rebaixamento do Lyon foi decretado pela Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) devido ao não cumprimento das regras do fair play financeiro. A dívida do clube gira em torno de 175 milhões de euros. Com isso, a instabilidade na França pode gerar desdobramentos preocupantes para os clubes associados. Dessa maneira, o Botafogo segue atento e cauteloso.


