Na quarta-feira (25), Zé Felipe protocolou no Tribunal de Justiça de Goiás o pedido de divórcio de Virginia Fonseca. A separação, anunciada publicamente no final de maio, envolve também a definição da guarda dos três filhos do casal: Maria Alice, de 4 anos, Maria Flor, de 2, e José Leonardo, de 9 meses.
De acordo com a assessoria do cantor, a solicitação da guarda compartilhada foi incluída no processo judicial de maneira natural, uma vez que se trata de um procedimento padrão quando há menores envolvidos.
Ainda segundo nota enviada ao g1, a residência habitual das crianças será com a mãe, mas ambos os genitores participarão ativamente das decisões sobre a vida dos filhos.
Guarda compartilhada e pensão alimentícia
A guarda compartilhada passou a ser o regime prioritário no Brasil desde 2014, conforme esclareceu o advogado Marcio Rodrigues.
“A guarda compartilhada é o regime legal prioritário no Brasil desde 2014. Ela determina que pai e mãe compartilhem, de forma equilibrada, as responsabilidades e decisões sobre a vida dos filhos — como educação, saúde, moradia e lazer — mesmo que a criança resida com apenas um dos genitores” .
Apesar do compartilhamento de responsabilidades, Rodrigues explica que ainda há obrigatoriedade do pagamento de pensão alimentícia por parte do genitor que não reside com os menores: “Isso acontece porque a divisão de responsabilidades não significa divisão igual de tempo ou de despesas” .
O valor da pensão é calculado com base no binômio necessidade x possibilidade, ou seja, considerando tanto as necessidades das crianças quanto a capacidade financeira de quem arca com o pagamento.
Embora não exista percentual fixado por lei, a prática forense tende a estipular entre 15% e 30% da renda líquida do responsável, podendo ser revista judicialmente em caso de mudanças na renda ou nas necessidades dos filhos .
Relação amigável e patrimônio do ex-casal
A separação foi divulgada pelas redes sociais no dia 27 de maio. Na ocasião, ambos afirmaram que optaram “pela honestidade e não por uma vida de aparências”. A publicação conjunta também destacou o compromisso com a criação dos filhos e pediu respeito ao momento vivido: “Estamos em paz e prontos para cuidar dos frutos do nosso amor”.
Durante os anos de relacionamento, os dois realizaram três cerimônias de casamento — em Goiânia, Gramado e Las Vegas — e acumularam patrimônio considerável.
Entre os bens adquiridos estão uma mansão localizada em Goiânia e um jato particular avaliado em mais de R$ 30 milhões, adquirido em 2025. A divisão desses ativos ainda não foi oficializada judicialmente.
Convivência harmoniosa em foco
Desde a confirmação do fim da união, os dois têm mantido postura discreta e evitaram embates públicos. A condução do processo jurídico e familiar indica preocupação mútua com o bem-estar dos filhos.
Conforme a assessoria de Zé Felipe, “o objetivo é garantir o melhor interesse da criança, promovendo a convivência ativa com ambos os pais, independentemente de onde ela more” .


