Wallace Yan, jovem atacante do Flamengo e um dos destaques da equipe na Copa do Mundo de Clubes, tem uma história de superação que começa longe da Gávea. Com apenas 20 anos, o jogador já marcou dois gols no torneio, sendo o artilheiro do time na competição, e carrega consigo uma conexão direta com a Ferroviária, clube paulista que detém 30% dos seus direitos econômicos. Com isso, a joia rubro-negra pode gerar um grande lucro para a equipe de Araraquara.
De Araraquara ao estrelato: a trajetória de Wallace Yan
Wallace nasceu na Zona Norte do Rio de Janeiro, mas cresceu no bairro Magalhães Bastos, na Zona Oeste, onde iniciou sua carreira com o objetivo principal de ajudar a família, especialmente para comprar uma casa para a mãe. Em 2021, o atacante chegou à Ferroviária e rapidamente se destacou, mesmo após uma grave fratura na tíbia da perna direita que quase o fez desistir do futebol.
Vale destacar que no time grená, ele foi um dos principais nomes do Paulista Sub-17, marcando quatro gols e ajudando o time a alcançar as semifinais da competição.
Flamengo e Ferroviária: uma parceria lucrativa
Em 2022, Wallace foi emprestado ao Flamengo, que adquiriu parte dos direitos econômicos em 2023, enquanto a Ferroviária reteve 30% dos direitos com a expectativa de lucrar em uma futura transferência. Isso porque o jovem já ganhou espaço no elenco principal rubro-negro e tem números promissores: 15 jogos e seis gols em 2024, com quatro deles no Campeonato Carioca.
Além disso, o treinador Filipe Luís destaca a importância do atacante para a equipe: “Tem fome e vontade de vencer. Luta diariamente para conseguir o objetivo dele. Consequentemente ajuda muito nossa equipe e o Flamengo”.
Mercado europeu de olho e multa bilionária
Cabe ressaltar que o Wolverhampton, da Inglaterra, já sondou o jogador, mas nenhuma proposta oficial foi feita até o momento. A multa rescisória para transferências ao exterior é de 40 milhões de euros (cerca de R$ 258 milhões), enquanto para clubes brasileiros o valor é mais baixo, cerca de R$ 33 milhões, por conta de regras específicas que calculam o valor com base no salário do atleta.
Portanto, com essa projeção, Wallace Yan pode, desse jeito, não apenas crescer na carreira, mas também ajudar a Ferroviária a faturar um valor significativo no mercado do futebol, mostrando como a base paulista pode ser fundamental para o sucesso do futebol brasileiro.