O Botafogo encerrou sua participação na Copa do Mundo de Clubes com uma eliminação nas oitavas de final, após derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na prorrogação, em duelo realizado no estádio da Filadélfia no sábado (28 de junho), às 13 horas (horário de Brasília). Apesar da despedida precoce, o goleiro John, destaque da equipe na partida, valorizou o desempenho coletivo do elenco ao longo da competição.
Reforço para a temporada de 2024, John foi o principal nome da equipe alvinegra em campo. Com defesas importantes durante os 90 minutos, o arqueiro ainda se manteve firme na prorrogação, mas não conseguiu impedir o gol de Paulinho, que decidiu o confronto. “Foi tudo muito rápido. Tentei ver no telão, passou umas três ou quatro vezes. Eu fiquei muito irritado porque não consegui ver a saída da bola, quando eu vi já tinha passado no pé do Barboza”, explicou o camisa 12, ainda lamentando o lance decisivo.
Durante suas entrevistas após o jogo, o goleiro buscou reforçar a postura de superação da equipe, principalmente diante dos desafios enfrentados na fase de grupos. O Botafogo avançou em segundo lugar no grupo composto por PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders, garantindo vitórias expressivas, inclusive sobre o então campeão europeu. “A mensagem que deixo é que hoje demos o nosso máximo possível. Todos trocariam os prêmios individuais pela vitória”, afirmou.
Ainda que o placar tenha resultado na eliminação, John frisou o espírito de união do elenco e agradeceu o apoio dos torcedores. “Tentamos o nosso máximo, todo mundo se esforçou. É agradecer à torcida que veio, a cada companheiro que lutou, à família que construímos nesses dias juntos. Fizemos muitas coisas boas”, declarou.
Questionado sobre o prêmio de melhor em campo, o goleiro mostrou maturidade ao relativizar a conquista individual. “Trocaria esse prêmio pela classificação. Fizemos uma grande competição, caímos para uma grande equipe. É isso, cabeça erguida sempre”, completou.
A eliminação, apesar de dolorosa, encerrou a participação do Botafogo com saldo financeiro expressivo. O clube garantiu R$ 146 milhões em premiação por sua campanha no torneio internacional.


