Durante sua participação no programa “Mais Você”, exibido na manhã de quinta-feira (31), o vice-presidente Geraldo Alckmin aproveitou o espaço para comentar a nova política tarifária dos Estados Unidos, em especial a taxa de 50% anunciada pelo ex-presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros. Convidado por Ana Maria Braga, Alckmin também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e tratou de esclarecer o impacto prático das medidas no comércio entre os dois países.
Alckmin usou um de seus recursos visuais recorrentes: meias temáticas. Neste caso, optou por um par com desenhos de xícaras e grãos de café, produto que integra a lista dos itens sujeitos à nova tarifação. Posteriormente, Ana Maria o presenteou com outro par, estampado com cubos mágicos, além de uma marmita recheada com o salgado do dia (coxinhas) — uma deferência que o vice-presidente agradeceu com humor. “Já salvou meu almoço”, brincou.
Em tom descontraído, o vice-presidente também fez referência à sua formação médica. “A minha especialidade é anestesia. Eu, saindo daqui, estou indo para a Fiesp”, comentou, arrancando risos da apresentadora. Ao final, Ana Maria destacou: “Para te ajudar a fazer mágica com as negociações”, ao entregar o presente com a estampa de cubo mágico.
A conversa teve tom informal, mas abordou temas relevantes. Segundo Alckmin, após negociações intensas com autoridades norte-americanas, cerca de 45% das exportações brasileiras ficaram isentas da nova alíquota, mantendo-se sob a tarifa anterior de 10%, vigente desde abril. Outros 15% dizem respeito a setores já atingidos por tarifas especiais, como aço, alumínio e veículos. Portanto, a nova sobretaxa deve afetar apenas 35,9% da pauta exportadora do Brasil.
O vice-presidente ressaltou que a medida é, em suas palavras, desproporcional, destacando a balança comercial favorável aos Estados Unidos. “Dos dez produtos que eles mais exportam para nós, oito têm tarifa zero, não paga nada para entrar no Brasil. Por isso que é injusto”, afirmou, enquanto saboreava as coxinhas servidas no programa.
Questionado sobre uma possível intervenção direta do presidente Lula nas negociações, Alckmin respondeu que há disposição para o diálogo, mas ponderou: “Conversa de presidente da República tem que ser preparada, se dependesse do presidente Lula essa conversa teria acontecido ontem, mas já estamos atuando em várias frentes”.
Por fim, ele lembrou que, como as tarifas só entrarão em vigor na quarta-feira (06 de agosto), os produtos já embarcados não serão afetados — pelo menos nesta fase inicial da retaliação comercial.