quarta-feira, agosto 6, 2025
14.4 C
São Paulo

É oficial! Mangueira confirma atriz como sua nova musa

A Estação Primeira de Mangueira anunciou, na manhã de quinta-feira (03 de julho), a atriz mirim Lua Miranda como nova musa da escola para o Carnaval 2026. O anúncio foi feito pelas redes sociais da agremiação e marca um novo capítulo na trajetória da menina de apenas 8 anos, cuja história se entrelaça há gerações com a Verde e Rosa.

A ligação da família de Lua com a Mangueira é profunda. Ela é bisneta de Antônio Abóbora D’Água, ex-diretor de patrimônio da escola, membro da Velha Guarda e um dos fundadores da tradicional Ala dos Periquitos, a primeira da agremiação. O avô materno também fez parte da bateria como ritmista de surdo, instrumento que hoje é tocado por seu pai. Sua mãe, Ivana Miranda, desfila há mais de dez anos na escola e cuida pessoalmente das fantasias da filha.

Lua Miranda (Foto: Reprodução/Instagram)

Aliás, a relação de Lua com a escola começou antes mesmo de seu nascimento. Segundo relatos da própria família, ela “participa” dos desfiles desde o período da gestação. Desde então, a atriz tem se mantido presente nos eventos da agremiação, inclusive como musa da Mangueira do Amanhã, escola mirim da Verde e Rosa. Nesse mesmo núcleo, também atuou como embaixadora do curso de Educação Antirracista.

Atualmente, Lua Miranda participa do quadro infantil “Por que, Mion?” no programa Caldeirão com Mion, da TV Globo. Além disso, já protagonizou a série documental Resistência Negra, no Globoplay, ao lado de nomes como Larissa Luz e Djonga.

Em 2023, deu vida à personagem principal de um curta que retrata a idealização da primeira ministra negra no STF, uma produção do IDPN. Também esteve em cena no especial Hoje é Dia das Crianças, no qual interpretou Balú, contracenando com artistas como Tony Tornado, IZA e Zezé Motta.

Ao comentar a nova função na escola, Lua celebrou com entusiasmo: “Era um sonho. Por isso eu e minha mãe recebemos com muita alegria e emoção o convite da presidente Guanayra Firmino”.

Por fim, a presidente da Mangueira reforçou a importância da escolha. “A Estação Primeira de Mangueira celebra a chegada de Lua como musa e reforça seu compromisso em cultivar e valorizar os talentos que, como ela, representam o futuro do samba e da cultura brasileira”, declarou Guanayra Firmino.

Tais declarações foram concedidas ao portal ‘Voz Das Comunidades’.