Após anos enfrentando dificuldades para compreender as causas do aumento de peso, Gaby Amarantos identificou, por meio da terapia, que vivia episódios relacionados à compulsão alimentar. O diagnóstico ocorreu após perceber que a saúde física e emocional estava sendo afetada. A artista afirmou que chegou a um estado crítico: “Eu estava com confusão mental, ansiosa, cheia de problemas e já beirava uma compulsão. Foi a terapia que me mostrou que precisava cuidar da cabeça para conseguir cuidar do corpo”.
Estímulo familiar e mudança de hábitos
A morte do irmão Gabriel, diabético, em 12 de junho, foi o ponto de virada em sua trajetória. O impacto dessa perda, aliado ao histórico da doença em sua família, motivou mudanças profundas. “Hoje ele é minha grande inspiração, o Gabriel Amaral dos Santos. Ele foi o responsável por essa virada de chave para eu emagrecer”. Com foco e regularidade, Gaby reduziu 30 quilos em dois anos, chegando aos 60. Ela aconselha: “Luto há dez anos para conseguir os resultados que só vi agora. A dica é paciência e constância. Não existe fórmula mágica”.
Rotina atual e cuidados com o corpo
Para alcançar os resultados desejados, a cantora adotou uma rotina rigorosa que inclui acompanhamento de um profissional de educação física, que também atua como nutricionista. Sua rotina envolve musculação, reposição hormonal, suplementação com creatina, whey protein e vitaminas, além da ingestão de cápsulas estéticas. “Tomo cápsulas de beleza, creatina, whey e muita água com limão. Mas sem abrir mão dos meus prazeres — adoro meu vinho e champanhe”.
Nova relação com o espelho e alimentação
Atualmente vestindo manequim 34, Gaby garante que seu receio inicial de perder as curvas não se confirmou. “Continuo com minhas curvas. Malho muito o bumbum. Hoje me olho no espelho e adoro o que vejo”. A transformação trouxe também uma reconciliação com a alimentação. “Tem me dado prazer de comer. Não gostava de legumes e hoje como brócolis como se estivesse comendo um lanche de fast food”.
Liberdade alimentar e autoestima
Durante recente viagem a Paris, a cantora relatou um marco simbólico de sua mudança: comeu de tudo, sem contar calorias, apenas ajustando as quantidades. “Visitei todos os tipos de restaurante, desde árabe a comida parisiense. Comi à vontade, sem contar quantas calorias tinham o prato. Eu reduzi a quantidade e isso me deu liberdade para comer de tudo. Não preciso mais sofrer”.
Novos projetos e expansão artística
Paralelamente às transformações pessoais, Gaby mantém sua carreira ativa. Atualmente, ela se prepara para o lançamento de um novo álbum e atua no filme Macunaíma. Também é presença confirmada no Global Citizen Festival: Amazônia, que ocorrerá no dia 1º de novembro, em Belém. “Meu foco é levar essa multiartista que eu sou a continuar levando minha cultura”.