Poucos dias antes de falecer, Preta Gil prestou uma emocionante declaração ao pai, Gilberto Gil. Em um vídeo compartilhado no Instagram no aniversário do cantor, ela registrou o carinho e a admiração que nutria por ele. A cantora escreveu:
“Você é o meu tempo e o meu rei. Você me cura e me emociona, meu pai Gilberto Gil. Hoje, no dia do seu aniversário, nada mais profundo e simbólico do que relembrar esse momento tão inesquecível em que cantamos juntos na sua turnê Tempo Rei. O vídeo já diz tudo. Eu te amo infinitamente”.
Conversas sobre finitude
Enquanto enfrentava os momentos mais desafiadores da luta contra o câncer, a artista revelou ter perdido o medo da morte após diálogos sinceros com o pai. Em junho de 2023, durante entrevista à revista Marie Claire, ela afirmou:
“É uma realidade que a finitude pode chegar para mim mais rápido. Sempre tive muito medo de morrer, hoje não tenho mais. No fundo, sei que a morte não vai chegar agora. Mas estou preparada”.
A cantora contou que o entendimento sobre a mortalidade foi amadurecido por meio de conversas com Gilberto Gil. Conforme relatou, ele falava da morte de forma natural e serena.
“A morte é um assunto muito tabu, principalmente no Ocidente. Ninguém fala da morte. Mas eu tenho um pai que fala de uma forma natural sobre isso. Temos conversado bastante”.
Em outro relato, durante participação no programa Conversa com Bial, Preta descreveu uma conversa comovente que teve com o pai enquanto estava internada na UTI:
“Filha, a natureza é sábia. Somos parte dela. Voltamos pra ela. Isso faz parte da vida”, disse Gilberto Gil, acrescentando: “Se estiver muito difícil pra você, e se for sua hora, aceite”.
Detalhes do velório
Preta Gil faleceu no domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos, onde buscava tratamento alternativo após o insucesso das opções disponíveis no Brasil. Conforme informou a assessoria de Gilberto Gil à revista Quem, o corpo deve chegar ao Brasil até quarta-feira (23).
O velório será realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com possibilidade de ocorrer entre quarta (23) e quinta-feira (24). A cerimônia de despedida será seguida de cremação.
Histórico da doença
Diagnosticada com câncer colorretal em 2023, Preta passou por tratamento intensivo. No fim daquele ano, a doença entrou em remissão, mas retornou de forma mais agressiva. A cantora enfrentou metástase no peritônio, linfonodos comprometidos e um nódulo no ureter.
Legado artístico e social
Além de sua trajetória na música, a artista foi reconhecida por sua atuação em causas sociais, principalmente no combate ao racismo e na defesa dos direitos das mulheres. Nascida no Rio de Janeiro, Preta era sócia-diretora da empresa Music2Mynd. Era filha do cantor baiano e da empresária Sandra Gadelha.
Última publicação em vida
Mesmo debilitada, ela seguiu ativa nas redes sociais. Em seu último vídeo, publicado no Instagram, surgiu ao lado de amigos e da irmã de Ivete Sangalo, Cyntia. Na legenda, escreveu: “Nosso domingo em NY com muita gaiatice que eles fazem comigo!”.