A reação da atriz e apresentadora Giovanna Ewbank gerou forte repercussão nas redes sociais nesta terça-feira (15 de julho), após ela criticar abertamente um comentário feito por Marcelo de Carvalho, sócio da RedeTV!. A polêmica teve início quando o empresário relatou um assalto ocorrido com o irmão de seu filho em Barcelona, e associou o crime à presença de imigrantes africanos na Europa.
Marcelo escreveu, em sua conta no X (antigo Twitter), que “obviamente um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar, deu uma trombada nele, arrancou o celular e saiu correndo”. O comentário foi amplamente criticado por internautas, que apontaram viés racista e xenofóbico. Mesmo diante das reações negativas, ele reforçou seu posicionamento: “É um sujeito de aparência africana. Poderia ser de aparência japonesa, eslava ou viking. Eita saco de gente chata”.
Posteriormente, Marcelo publicou um vídeo de uma advogada dos Países Baixos ligada à extrema direita e afirmou: “Não retiro. Sou descendente de imigrantes. Adoraria se eles, como nossos antepassados, migrassem e quisessem construir, prosperar, se integrar. Não querem. Querem viver em comunidades, ditar seus próprios costumes, e sim, roubar, molestar”.
Diante da repercussão, Giovanna Ewbank utilizou a mesma rede social para confrontar diretamente o empresário. Em tom incisivo, a apresentadora declarou: “Você foi racista e não sou eu que estou dizendo, foi você quem escolheu ser ao escrever nas redes sociais. Racismo é crime assim como furto. Sabia?”.
Ela ainda completou sua crítica abordando questões históricas. “Quem invadiu a África pra roubar foram os europeus. Uma aulinha de história não faz mal pra ninguém”, escreveu. Sobre a exclusão do post por Marcelo, afirmou: “Apagar o tweet depois da repercussão não é arrependimento, é recibo de quem teme pelo status e reputação no mercado”.
Na sequência, Giovanna sugeriu que o empresário refletisse sobre a reação pública ao conteúdo publicado. “Mas agora que todo mundo já sabe como você pensa, seria ótimo ler um pouco da repercussão pra ver se você consegue enxergar além de você e ver o tamanho do erro que cometeu reforçando estereótipos e xenofobia”.
A discussão colocou novamente em destaque o debate sobre racismo estrutural e discursos discriminatórios, especialmente quando veiculados por figuras públicas. A exposição das declarações nas redes provocou ampla mobilização de usuários, exigindo posicionamentos e responsabilização.
Até o momento, Marcelo de Carvalho não apresentou retratação pública sobre o conteúdo das mensagens, limitando-se a reafirmar sua visão a respeito da imigração na Europa, mesmo após apagar a publicação original.