Suza Hilbert, mãe do apresentador Rodrigo Hilbert e sogra da atriz Fernanda Lima, faleceu na quarta-feira (09), em São Paulo. A causa do falecimento não foi divulgada. O sepultamento ocorreu no sábado (12), em Orleans, município de Santa Catarina. A notícia foi tornada pública apenas uma semana após o ocorrido, quando os familiares se manifestaram por meio das redes sociais.
O apresentador compartilhou imagens ao lado da mãe e dos filhos João, Francisco e Maria Manoela, frutos de seu casamento com Fernanda Lima. No relato publicado na noite de quinta-feira (17), Hilbert destacou a dificuldade de expressar a dor da perda.
“Só alguns dias depois da tua partida tô conseguindo vir aqui para prestar essa pequena homenagem. Quanta saudade tô sentindo de você mãe, e como é difícil saber que não consigo mais pegar o telefone, te ligar e dizer que te amo. Obrigado por ter feito muito mais do que você podia por mim e pelos meus irmãos”.
Ainda na homenagem, o apresentador mencionou um momento marcante vivido pouco antes da despedida. “Nunca vou esquecer que antes de partir você só queria saber se a Maria tava bem da picada de abelha. Sim, mãe, ela tá bem! Essa era você, sempre preocupada com os outros, até na hora da sua partida”.
Memórias familiares
O comunicador também citou lembranças afetivas relacionadas à cozinha, uma das paixões da mãe.
“Pode descansar em paz que por aqui vamos seguir bem e lembrando de você sempre: dos nossos cafés com pão de milho e nata, da nossa macarronada com galinha ensopada e de tantos outros pratos que aprendi com você mãe. Descanse em paz dona Suza! Te amo!”.
Homenagem de Fernanda Lima
Fernanda Lima também utilizou seu perfil para prestar tributo à sogra. No texto, descreveu Suza como uma mulher generosa e presente, exaltando suas qualidades como avó e sogra.
“Pensa na figura da vó perfeita: cheia de ternura e talentos. Tricotadeira, cozinheira de mão cheia, carinhosa, paciente, generosa até dizer chega. Agora pensa na sogra perfeita: companheira, respeitosa em qualquer espaço, defensora do rebento na medida, a ponto de defender a nora pra puxar a orelha dele, se necessário fosse”.
Em seguida, revelou o quanto a matriarca era admirada dentro da família. “Um amor de sogra. Um milagre de sogra. Pensa numa pessoa boa. Essa era a Suza. Orgulhosa de seus filhos e de seus feitos. […] Ela fez do limão uma limonada e criou filhos maravilhosos, que foram incríveis, atenciosos e amorosos com ela, sempre e até o fim”.
A apresentadora encerrou a mensagem com palavras de agradecimento e emoção. “Obrigada por tanto amor, paz, ternura, presença. Só ficam coisas boas, muito boas. E todo dia cai uma lágrima na hora do almoço, sempre em tua homenagem. […] E obrigada pelo Rodrigo, meu grande e eterno amor”.
Contexto familiar
Rodrigo e Fernanda são casados desde 2008 e têm três filhos. Esta é a segunda perda significativa vivida pelo casal nos últimos anos. O pai do apresentador faleceu em julho de 2020. A família manteve discrição nos dias que sucederam o falecimento, vindo a público apenas após um período de luto reservado.


