Neymar Jr., atualmente no Santos, utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (03) para prestar solidariedade pela morte de Diogo Jota e seu irmão André Silva. O atacante publicou uma mensagem nos stories de seu perfil oficial com a imagem do jogador do Liverpool segurando o troféu da Premier League e escreveu:
“Meus sentimentos a toda família e amigos próximos. Descansem em paz, Diogo e André”.
A publicação foi feita horas após a confirmação do falecimento dos dois atletas portugueses. O gesto do camisa 10 santista somou-se a uma série de manifestações vindas de clubes, jogadores e instituições do futebol internacional. A comoção causada pelo acidente gerou uma onda de homenagens nas redes sociais e nos estádios da Europa.

Tragédia na Espanha
Diogo Jota, de 28 anos, e André Silva, de 26, viajavam juntos na madrugada de quinta-feira (03) pela rodovia A-52, na província de Zamora, no noroeste da Espanha. O veículo em que estavam, uma Lamborghini, teve um dos pneus estourado durante uma tentativa de ultrapassagem, saiu da pista, colidiu com a barreira de proteção e pegou fogo.
Ambos morreram no local. Os corpos foram identificados posteriormente através de exames de DNA e reconhecimento formal pelas autoridades espanholas.
Atuação no futebol europeu
Diogo Jota chegou ao Liverpool em 2020, após passagens por Paços de Ferreira, Atlético de Madrid, Porto e Wolverhampton. No clube inglês, somou 182 partidas, marcou 65 gols e distribuiu 26 assistências. Foi peça importante nas conquistas da Premier League 2024/25, FA Cup e Copa da Liga Inglesa de 2021/22.
Seu irmão, André Silva, atuava como atacante no Penafiel, equipe da segunda divisão portuguesa. Os dois mantinham uma relação próxima dentro e fora do ambiente esportivo.
Vida pessoal de Diogo Jota
Poucos dias antes do acidente, o jogador natural de Massarelos havia oficializado a união com Rute Cardoso. O casamento ocorreu no dia 22 de junho. Juntos, formavam uma família com três filhos: Denis (2021), Duarte (2023) e uma filha nascida em 2024, cujo nome não foi divulgado.
Clube e torcida se unem ao luto
Além da mensagem de Neymar, o Santos também se posicionou publicamente. Em nota oficial, o clube brasileiro afirmou: “O Santos Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento do atacante português Diogo Jota e de seu irmão, também futebolista, André Silva […] Nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores dos atletas do Liverpool e do Penafiel”.
No cenário europeu, o técnico Jürgen Klopp afirmou estar “com o coração partido”. Torcedores do Liverpool prestaram tributo ao atacante, depositando flores, camisas e faixas nos arredores do estádio Anfield.
Luto coletivo no futebol
A dor pela perda dos irmãos também sensibilizou nomes como Cristiano Ronaldo e Luis Díaz, além de clubes em Portugal e Inglaterra. A FIFA anunciou que será realizado um minuto de silêncio durante todas as partidas do Mundial de Clubes, como forma de respeito às vítimas.


