A trajetória de Ivan na novela “Vale Tudo” atinge um ponto crítico nos próximos capítulos. Após romper com Heleninha, o executivo enfrenta a fúria de Odete Roitman, que, inconformada com o fim do casamento da filha, decide se vingar com uma estratégia calculada.
O personagem, interpretado por Renato Góes, se vê no centro de uma complexa trama de vingança e corrupção, que culmina com sua prisão.
A emboscada da vilã
Odete, interpretada por Deborah Bloch, simula aceitar a demissão de Ivan da TCA. Com a promessa de ajudá-lo a encontrar um novo emprego, ela pede que ele resolva uma suposta pendência da empresa. Para isso, entrega ao ex-genro o contato de um agente da Receita Federal envolvido em uma falsa negociação de dívida da companhia.
Ivan, sem desconfiar da cilada, aceita realizar a última tarefa. Ele envia uma caixa de uísque ao fiscal e assina um cartão em seu próprio nome. O gesto, entretanto, é interpretado como tentativa de suborno, o que leva à denúncia formal e sua consequente detenção.
Prisão em público e reações
A detenção acontece em um restaurante, durante um almoço com Raquel. Policiais federais se aproximam e anunciam a prisão de Ivan por tentativa de corrupção. “Ivan Meireles? Está preso por tentativa de suborno a funcionário público”, declara um dos agentes, antes de algemá-lo e conduzi-lo diante de todos.
Raquel reage com indignação: “Isso é um absurdo! Deve ter algum engano!”. Já Heleninha, ao saber do ocorrido, desabafa: “Ela é capaz de qualquer coisa pra destruir o Ivan”.
A própria Odete, ao acompanhar a repercussão da prisão nos portais de notícias, comenta ironicamente: “Preso por corrupção… O nosso Ivan! Vai ter que dar muitas explicações pra namoradinha, pra ex-mulher, pro filho… E pro delegado, claro!”.
Desfecho imediato da trama
Embora preso, Ivan é libertado graças à intervenção de Aldeíde, que empresta o dinheiro necessário para o pagamento da fiança. Assim, ele poderá responder ao processo em liberdade.
Paralelamente, Heleninha pressiona a mãe por suspeitar de sua participação no escândalo, enquanto Raquel tenta entender até que ponto a armadilha foi articulada. Conforme os desdobramentos, Ivan tenta explicar sua inocência, destacando: “Ela só pediu pra fazer uma última negociação, e depois eu tô livre!”.
Paralelo com a versão original
Na versão original de 1988, o personagem vivido por Antonio Fagundes também é vítima de uma armadilha de Odete, interpretada por Beatriz Segall. Na ocasião, Ivan é condenado a dois anos de prisão e, após cumprir a pena, retoma a vida ao lado de Raquel, vivida por Regina Duarte.