Rafael Cardoso, que recentemente foi condenado a pagar R$ 25 mil por agredir um idoso em um bar da Barra da Tijuca (RJ), enfrenta agora outro processo judicial. Conforme revelado pela colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, a vizinha Kátia Rebibout D’Ângelo ingressou com ação civil requerendo indenização de R$ 30 mil, alegando ter sofrido danos materiais e morais provocados por atitudes do artista.
Segundo a autora da denúncia, o intérprete teria utilizado o muro da residência dela como suporte para o descarte de resíduos orgânicos. Ainda de acordo com o relato, o pedido para interromper esse comportamento foi feito de maneira “educada e gentil”, mas a resposta teria sido “hostil e desproporcional”.
Alegações de danos e provas apresentadas
A vizinha sustenta que a prática de descarte inadequado gerou infiltrações em sua casa, comprometendo a estrutura da propriedade. “As infiltrações são graves e afetam diretamente a segurança do imóvel”, aponta a ação protocolada. A moradora anexou ao processo um conjunto de fotografias que, segundo ela, comprovam os pontos de umidade causados pelos resíduos depositados.
Além das imagens, foram incluídas conversas extraídas de grupos de mensagens entre moradores, nas quais vizinhos se queixam de um forte cheiro de queimado. Kátia afirma que o odor é resultado da queima de restos orgânicos no terreno do artista, e também juntou registros visuais da fumaça se espalhando sobre sua residência.
Reação de Rafael e andamento do caso
Em contrapartida, Rafael Cardoso teria registrado uma queixa-crime contra a vizinha, acusando-a de perturbar sua tranquilidade. Segundo os autos, o ator teria distorcido os diálogos entre os dois para causar constrangimento perante o Judiciário e a vizinhança.
“A intenção era clara: intimidar e deslegitimar minha denúncia”, alegou Kátia nos documentos apresentados.
A audiência de conciliação entre as partes está marcada para ocorrer no mês de agosto. Até o momento, não há informações sobre tentativa de acordo extrajudicial ou manifestação pública do ator sobre o processo em questão.
Histórico recente e contexto pessoal
O episódio ocorre em um momento conturbado da vida do artista. No início de junho, ele foi condenado a indenizar uma vítima por agressão cometida em um bar. Além disso, enfrenta batalha judicial envolvendo a guarda dos filhos com a ex-companheira Mariana Bridi.
Durante entrevista ao programa “Sensacional”, da RedeTV!, ele comentou: “Hoje eu vivo por eles. Não tenho o contato físico, mas tento ser o melhor exemplo. Pergunto por vídeo o que querem comer, preparo tudo e deixo na portaria”.
A situação jurídica de Rafael Cardoso, portanto, se agrava com a nova ação civil, que expõe conflitos pessoais e comunitários que vão além da esfera artística. Os desdobramentos do processo seguem acompanhados por veículos de comunicação atentos à repercussão pública.


