Ozzy Osbourne, vocalista que marcou a história do heavy metal como fundador do Black Sabbath, faleceu na segunda-feira (22 de julho), aos 76 anos. O falecimento foi comunicado oficialmente por sua família, que destacou o carinho e a presença dos entes queridos no momento da morte. “É com uma tristeza que palavras não podem expressar que informamos que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu nesta manhã. Ele estava com a família, cercado de amor”, diz o comunicado.
A certidão de óbito do cantor, divulgada na terça-feira (05), revelou que Osbourne morreu em decorrência de um infarto agudo do miocárdio, agravado por uma parada cardíaca, além de sofrer de doença arterial coronariana e complicações associadas ao Parkinson. O documento foi apresentado à imprensa por sua filha, Aimée Osbourne, em Londres.
Anteriormente, o artista havia relatado publicamente seu diagnóstico de Parkinson, em 2019. Desde então, passou por diversas cirurgias e revelou dificuldades motoras. Mesmo diante desses desafios, decidiu realizar um último show no início de julho, em Birmingham, onde também foi sepultado. A apresentação de despedida, intitulada Back to the Beginning, foi realizada com ele sentado em um trono estilizado, reforçando as limitações físicas, mas sem abrir mão da performance.
A cerimônia de despedida foi marcada por um cortejo pelas ruas de Birmingham na quarta-feira (30 de julho), seguido de um funeral reservado a familiares e amigos mais próximos na quinta-feira (31 de julho), nos jardins da mansão onde Ozzy vivia, em Buckinghamshire. Estiveram presentes artistas como Elton John, Zakk Wylde, Marilyn Manson, Rob Zombie, integrantes do Metallica e do próprio Black Sabbath .
Em vida, o cantor manifestou o desejo de ser enterrado em um jardim, ao lado de uma macieira. “Disse a Sharon para não ser cremado. Quero ser enterrado, num belo jardim em algum lugar, com uma árvore plantada sobre a minha cabeça”, revelou em sua autobiografia. Já em entrevista ao The Times, comentou sobre o próprio funeral: “Quero ter certeza de que meu funeral será uma celebração, não uma festa de lamentações. Também gostaria de algumas brincadeiras — talvez o som de batidas dentro do caixão” .
Ao longo de sua carreira, Osbourne protagonizou momentos marcantes, como o episódio em que mordeu um morcego em pleno palco. Após sair do Black Sabbath em 1979, construiu uma bem-sucedida trajetória solo e voltou ao grupo em 1997, com o qual gravou o último álbum de estúdio em 2013. Ele também foi destaque em um reality show familiar nos anos 2000, The Osbournes, exibido pela MTV.
Ozzy deixa a esposa, Sharon Osbourne, e seis filhos: Aimee, Kelly, Jack, Jessica, Louis e Elliot.