Fundado em 1912, o Swansea City representa a cidade homônima, a segunda maior do País de Gales, com população próxima de 240 mil habitantes. O clube compete atualmente na Championship, segunda divisão do futebol inglês, e já viveu momentos de destaque no cenário britânico.
Entre 2011 e 2018, disputou a Premier League, conquistou a Copa da Liga em 2013 e alcançou as oitavas de final da Liga Europa em 2014. Na temporada passada, finalizou o campeonato na 11ª colocação e, desde o rebaixamento em 2018, mantém-se em posições intermediárias na tabela.
Chegada de Snoop Dogg e novos investidores
Na quinta-feira (17), o Swansea confirmou a entrada de Calvin Cordozar Broadus Jr., conhecido como Snoop Dogg, como um de seus coproprietários. O rapper de 53 anos agora integra o grupo de investidores liderado pelos norte-americanos Brett Cravatt e Jason Cohen, que recentemente também passou a contar com o meia Luka Modric, contratado pelo Milan, como acionista.
Os valores do investimento não foram divulgados.
O clube celebrou a chegada de Snoop Dogg com a inauguração de um mural feito pelo artista Hasan Kamil, posicionado na arquibancada oeste do Liberty Stadium. Além disso, o norte-americano foi o modelo de lançamento do novo uniforme da equipe nesta temporada.
Declarações e projeções de imagem
Ao comentar sua entrada no clube, Snoop Dogg afirmou: “Meu amor pelo futebol é bem conhecido, mas é um sentimento especial para mim fazer esse movimento de proprietário do Swansea City. A história do clube e o seu entorno me pegaram de jeito. É uma cidade orgulhosa, trabalhadora. Um azarão que revida, assim como eu”.
Com mais de 190 milhões de seguidores nas redes sociais, o artista é visto como uma peça-chave na estratégia comercial do Swansea. A direção do clube expressou, em nota oficial, a expectativa de que o “perfil global” do novo sócio potencialize os resultados financeiros da instituição.
Estratégia inspirada no “modelo Wrexham”
A movimentação reforça uma tendência que ganhou força a partir de 2020, durante o auge da pandemia de covid-19, quando Ryan Reynolds e Rob McElhenney compraram o Wrexham, então na quinta divisão inglesa.
O modelo adotado pelos atores, com forte apelo midiático, levou o clube à segunda divisão e impulsionou sua visibilidade com uma série documental de sucesso. Comprado por £2 milhões, hoje o Wrexham é avaliado em £100 milhões .
Nesse contexto, a entrada de Snoop Dogg no Swansea foi recebida como um movimento semelhante, atiçando até mesmo uma provocação nas redes sociais. O clube publicou: “We’re the Pride of Wales”, uma indireta ao Wrexham, indicando o início de uma possível rivalidade entre os dois times galeses .
Comparativo entre os clubes galeses
Enquanto o Wrexham tem sede em uma cidade com cerca de 63 mil habitantes, o Swansea se destaca por sua maior estrutura e tradição recente. Seu estádio, o Liberty Stadium, comporta até 21 mil torcedores.
Além disso, o time já estrelou o documentário britânico “Jack to a King”, lançado em 2014, retratando sua trajetória da quarta divisão ao acesso à elite do futebol inglês .