quinta-feira, agosto 14, 2025
14.6 C
São Paulo

Vale Tudo: morte de personagem e furo de roteiro causam indignação

Morte súbita de Nise e decisões de roteiro levantam críticas e geram teorias entre telespectadores do remake de Vale Tudo.

O remake de Vale Tudo, atualmente exibido pela Globo em comemoração aos 60 anos da emissora, voltou a ser alvo de críticas devido a um acontecimento recente na trama. A morte repentina da personagem Nise, vivida por Teca Pereira, gerou estranhamento e insatisfação entre os telespectadores, que apontaram falta de explicação para o desfecho e inconsistências no roteiro.

A sequência foi exibida no sábado (09 de agosto), quando Odete, interpretada por Debora Bloch, visitou a casa de Nise e recebeu a notícia de seu falecimento pela neta da cuidadora, Ana Clara, papel de Samantha Jones. Não houve menção a uma causa da morte, tampouco uma preparação narrativa que indicasse problemas de saúde da personagem, o que deixou o público confuso.

Odete Roitman no remake de Vale Tudo, a novela das 21h da Globo (Foto: Reprodução/Globo)
Odete Roitman no remake de Vale Tudo, a novela das 21h da Globo (Foto: Reprodução/Globo)

Além disso, a condução da cena levantou questionamentos sobre a lógica da trama. Odete, conhecida por ser articulada e bem informada, não teria tomado qualquer precaução para proteger o segredo que dividia com Nise — o fato de ter escondido do mundo um filho com deficiência, simulando sua morte. A ausência de um “plano B” diante da possibilidade de perder sua cúmplice foi considerada incoerente com a construção da vilã.

“Minha avó morreu, dona Odete”, disse Ana Clara ao encontrar a personagem de Debora Bloch, dando início à nova fase do enredo, em que passa a chantagear a vilã para não revelar o segredo.

A reação nas redes sociais foi intensa. O criador de conteúdo Chico Barney observou: “Me preocupa profundamente a Odete Roitman não ter percebido que aquela senhorinha estava prestes a partir e não ter pensado num plano de contingência um pouco melhor. É tudo muito esculhambado nessa trama”.

Outro comentarista, Sérgio Santos, também manifestou insatisfação: “É assim que a ótima Teca Pereira sai da novela? Descartada dessa forma tão gratuita? Morreu do quê? O que aconteceu? Não é possível esse roteiro…”. Entre os telespectadores, Artemise lamentou a falta de uma cena de despedida ou enterro, afirmando que não houve tempo de desenvolver o adeus.

Essa lacuna narrativa abriu espaço para teorias entre os torcedores da novela. Alguns acreditam que Nise, na verdade, esteja viva, escondida para que Ana Clara consiga extorquir Odete. Outros sugerem que a personagem já sabia de sua saúde debilitada e, por isso, deixou gravado um depoimento revelando detalhes sobre o acidente de Leonardo (Guilherme Magon) e o envolvimento da família, exibido em 6 de agosto.

Como esses acontecimentos não fazem parte do enredo original de 1988, resta aguardar os próximos capítulos para saber como a autora Manuela Dias conduzirá a história. A direção artística é assinada por Paulo Silvestrini.