Na última quinta-feira (17), o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, palco tradicional do Carnaval carioca, foi cenário de um evento histórico: a revelação da estátua de cera de Vini Jr., lançada pelo prestigiado Museu Madame Tussauds. O astro do Real Madrid e da Seleção Brasileira tornou-se o nono brasileiro a receber essa homenagem e o primeiro a ter sua estátua apresentada em solo brasileiro.
O evento teve clima festivo e emocionante, com apresentação do ator Rafael Zulu e show do rapper L7nnon. Vale destacar que a escolha do local não foi por acaso: isso porque o sambódromo representa tanto a cultura popular quanto a resistência negra. Cabe ressaltar, inclusive, que a homenagem também é uma resposta simbólica a episódios de racismo sofridos por Vini na Espanha. Como ele mesmo relembrou, “se for para fazer macaquice, que faça sambando no carnaval”.
Exposição temporária em São Gonçalo e destino final em Nova York
Dessa maneira, Vini Jr. fez questão de que sua estátua fosse inicialmente exposta em um shopping de São Gonçalo, sua cidade natal. Com isso, amigos, familiares e conterrâneos poderão ver de perto a escultura, que impressiona pela fidelidade e riqueza de detalhes.

“Feliz por estar aqui com família, amigos… É importante ver que os nossos estão vencendo e seguindo firme. É a primeira vez que uma estátua dessa é revelada no Brasil”, declarou o craque. Sendo assim, a homenagem ganha ainda mais significado ao ser celebrada no lugar de origem do jogador. Desse jeito, Vini reforça a representatividade e inspira jovens de comunidades periféricas.
No domingo, a estátua seguirá para sua morada definitiva: a unidade do Madame Tussauds em Nova York. Além disso, Vinicius se junta a um seleto grupo de brasileiros eternizados na cidade americana, ao lado de Pelé e Ayrton Senna.
Uma carreira marcada por superação e reconhecimento mundial
Atual vencedor do prêmio The Best da FIFA como melhor jogador do mundo em 2024, Vini Jr. está de férias no Brasil após disputar o Mundial de Clubes com o Real Madrid. Sua reapresentação está prevista para o dia 4 de agosto. Por isso, o evento foi ainda mais especial, reunindo amigos como o zagueiro Éder Militão, também presente na cerimônia.
Portanto, a estátua de cera é mais que uma homenagem: é símbolo de uma trajetória inspiradora, marcada por talento, luta contra o racismo e orgulho nacional.