sábado, novembro 1, 2025
20.3 C
São Paulo

A declaração de Messi sobre a próxima Copa do Mundo

Lionel Messi confirmou na segunda-feira (27), em entrevista ao canal norte-americano NBC, que pretende disputar a Copa do Mundo de 2026. O torneio será realizado nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

Campeão em 2022 com a Argentina no Catar, o camisa 10 afirmou que sonha em defender novamente sua seleção em mais um Mundial. Messi já havia evitado declarações conclusivas sobre seu futuro com a equipe nacional após a conquista do título no Catar.

Apesar de continuar atuando nas Eliminatórias da Copa, o jogador optava por uma postura mais cautelosa sobre sua participação em 2026. A confirmação veio poucos dias após a renovação de contrato com o Inter Miami, que o vincula ao clube norte-americano até 2028.

“É algo extraordinário estar na Copa do Mundo e eu vou adorar estar lá. Eu espero estar bem e ser importante para ajudar minha seleção, se eu estiver lá”, declarou o camisa 10.

Lionel Messi em ação pelo Inter Miami
Lionel Messi renovou com Inter Miami (Foto: Reprodução/Inter Miami)

Recorde histórico em vista

Caso participe do Mundial de 2026, Messi poderá alcançar um feito inédito no futebol masculino: disputar seis Copas do Mundo. Atualmente, o argentino tem cinco participações (2006, 2010, 2014, 2018 e 2022).

O mesmo recorde pode ser atingido por Cristiano Ronaldo, de Portugal, e pelo goleiro Guillermo Ochoa, do México, que também acumulam cinco edições.

O craque argentino, no entanto, condiciona sua presença ao desempenho físico e à capacidade de contribuir com o grupo na competição. A decisão final, segundo ele, será tomada em momento mais próximo do torneio.

“Eu vou avaliar isso no dia a dia quando começar a pré-temporada ano que vem e vou ver se eu poderei estar 100% e então tomarei minha decisão. Tenho muita vontade (de ir), porque é uma Copa do Mundo. Nós ganhamos a última, e poder defender este título em campo novamente é espetacular”.

Caminho até o Mundial e vínculo com o Inter Miami

Desde sua chegada ao Inter Miami, em 2023, Messi tem atuado regularmente na Major League Soccer (MLS). Seu novo contrato com o clube se estende até 2028, o que reforçou as especulações sobre sua presença no próximo Mundial — principalmente por ele acontecer em solo norte-americano.

O jogador segue como líder técnico da seleção argentina, que garantiu boa campanha nas rodadas iniciais das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026. Mesmo com o calendário apertado e o desafio de manter o alto rendimento físico, Messi demonstra motivação para continuar no cenário internacional.