A relação entre Pep Guardiola e o Barcelona entrou definitivamente para o passado. Em entrevista recente, o técnico do Manchester City descartou qualquer possibilidade de retornar ao clube onde fez história. Com uma frase curta, mas carregada de convicção, Guardiola foi categórico: “Acabou. Acabou para sempre. Foi muito bonito, mas acabou”.
A afirmação repercutiu fortemente no futebol europeu, principalmente porque, nos últimos anos, sempre surgiam especulações sobre um possível reencontro entre Pep e o Barça. No entanto, dessa vez, o próprio treinador tratou de enterrar qualquer expectativa futura.
Vale destacar que Guardiola comandou o clube catalão entre 2008 e 2012, período em que conquistou 14 títulos e revolucionou o futebol mundial.
Relação estremecida com Laporta é um dos motivos do afastamento
Mas por que Pep não considera um retorno ao Barcelona? A resposta não está apenas no tempo que passou, mas nos bastidores do clube. Cabe ressaltar que a relação entre Guardiola e o atual presidente Joan Laporta é considerada, no mínimo, fria.
O treinador não escondeu, em outras ocasiões, seu descontentamento com a forma como Laporta conduziu o clube nos últimos anos, especialmente em negociações e decisões estratégicas.
Isso porque, ao longo do tempo, os dois passaram a trocar indiretas públicas e críticas que, segundo fontes ligadas ao clube, resultaram numa quebra de confiança mútua. Com isso, um retorno ao Camp Nou passou a ser considerado improvável, e agora, impossível.
Pep planeja pausa na carreira após ciclo no City
Além disso, Guardiola revelou que pretende dar uma pausa na carreira ao fim de seu contrato com o Manchester City, que vai até 2028.
“Sei que depois desse tempo no City vou parar, isso é certo, está decidido, mais do que decidido”, afirmou o treinador.
Sendo assim, a trajetória de Guardiola no futebol caminha para um novo ciclo. Por isso, os torcedores do Barcelona que sonhavam com o retorno do ídolo precisarão aceitar que a era Pep no clube ficou, definitivamente, no passado.
Dessa maneira, encerra-se um dos capítulos mais vitoriosos e marcantes da história recente do futebol europeu.