domingo, agosto 3, 2025
14.2 C
São Paulo

Amazon assina parceria com a UEFA até 2030; veja detalhes

Avaliada inicialmente em US$ 10 milhões pela consultoria GlobalData Sport, a aliança entre Amazon e Uefa agora se fortalece como uma das mais relevantes

A Amazon oficializou, na quinta-feira (24), a renovação do acordo com o futebol feminino da Uefa por mais cinco anos. O novo vínculo, válido até 2030, mantém a empresa como patrocinadora oficial de varejo online das competições femininas organizadas pela entidade europeia.

A parceria, iniciada na temporada 2023/2024, inclui torneios de clubes e seleções, como a Champions League Feminina, a Eurocopa de 2029, a Nations League e os campeonatos europeus sub-19 e sub-17.

Ampliação de presença digital e apoio institucional

Como parte da renovação, a Amazon reformulou sua loja virtual dedicada ao futebol feminino. A nova plataforma oferece milhares de produtos e entrega rápida em países como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Suíça, especialmente para membros Prime com produtos qualificados.

A reformulação também acompanha ações institucionais voltadas ao desenvolvimento do esporte, como o apoio ao Programa de Inovação da Uefa, em parceria com a Escola de Engenharia e Gestão de Vaud, na Suíça.

Aliás, uma das metas centrais dessa colaboração é reduzir a disparidade de gênero entre os treinadores europeus, dado que atualmente apenas 4,5% são mulheres. Para isso, a empresa também mantém a plataforma digital Off Mute, desenvolvida com a AWS, que incentiva mulheres e meninas a compartilharem suas experiências no futebol e proporem melhorias para um ambiente mais inclusivo.

Declarações reforçam compromisso com equidade e crescimento

Durante o anúncio da renovação, executivos das duas instituições destacaram o simbolismo do novo acordo. Guy-Laurent Epstein, diretor executivo de marketing da Uefa, afirmou:

“O apoio da empresa ao crescimento do futebol feminino, desde sua Loja de Futebol Feminino até o apoio ao Programa de Inovação da UEFA para a EURO Feminino 2025, alinha-se perfeitamente com a visão da UEFA para o futuro do esporte. Esta renovação representa mais do que uma parceria, é uma crença compartilhada no poder do futebol feminino e em seu potencial ilimitado de crescimento”.

Laura Downey, diretora de marca da Amazon na União Europeia, também comentou:

“Estamos felizes em anunciar a extensão da nossa parceria com a UEFA Women’s Football para além das ações deste verão. Somos gratos por desempenhar um papel no apoio a esta comunidade extraordinária – seja ajudando uma jovem jogadora a encontrar o seu primeiro par de chuteiras ou permitindo que os fãs mostrem as cores do seu time”.

Final da Euro 2025 simboliza avanço do torneio

A renovação foi anunciada às vésperas da final da Euro Feminina 2025, marcada para domingo (27), às 13h (horário de Brasília), entre Inglaterra e Espanha, na cidade de Basel, Suíça. O torneio bateu recordes de público, com 461.582 torcedores presentes nas 24 partidas da fase de grupos, consolidando o crescimento da modalidade no continente.

Histórico e projeção de impacto

A primeira ação da Amazon no futebol feminino europeu ocorreu em 2023, com o lançamento da loja virtual da Champions League Feminina. Desde então, sua atuação no esporte tem sido ampliada, inclusive com parcerias nos Estados Unidos, como o patrocínio à National Women’s Soccer League (NWSL).

Avaliada inicialmente em US$ 10 milhões pela consultoria GlobalData Sport, a aliança entre Amazon e Uefa agora se fortalece como uma das mais relevantes na promoção do esporte feminino mundial.