O Barcelona e o goleiro Marc-André Ter Stegen chegaram a um acordo para que o jogador deixe a Catalunha em janeiro de 2026, segundo o jornal El Nacional, da Espanha. O arqueiro entendeu que a melhor maneira de se preparar para a Copa do Mundo de 2026 é buscando um novo clube, onde poderá ter continuidade e estar em forma para a seleção alemã.
Vale destacar que a decisão foi bem aceita nos bastidores do Barcelona, com Deco e Laporta concordando em liberar o goleiro sem complicações. Sendo assim, o clube espanhol poderá utilizar 80% do salário atual de Ter Stegen para registrar novas contratações e inscrever atletas dependentes.
Possíveis destinos para Ter Stegen
O futuro de Ter Stegen ainda não está definido. Antes de qualquer negociação, o goleiro precisará se recuperar de lesão e mostrar que ainda pode justificar investimentos altos. Além disso, clubes como Manchester United e Chelsea surgem como opções plausíveis, já que Onana e Robert Sánchez não passam a confiança necessária na Inglaterra.
Dessa maneira, o Galatasaray, da Turquia, também aparece como potencial destino, visto que o clube busca um goleiro de qualidade e possui poder financeiro. Na Espanha, outro cenário possível envolve o Real Madrid, onde Courtois é constantemente observado.
Por que o Barça decidiu se despedir
A diretoria do Barcelona entendeu que o ciclo de Ter Stegen se encerrou, principalmente pelas atuações nas últimas temporadas. Isso explica a contratação de Joan García, que chega para ser o novo número 1 da equipe.
Em jogos da Champions League, por exemplo, Ter Stegen sofreu 99 gols em 85 partidas, números que pesaram na decisão do clube. Com isso, a diretoria optou por planejar o futuro sem o goleiro alemão, liberando espaço financeiro e estratégico para o elenco.
Portanto, a saída de Ter Stegen marca o fim de uma era no Barcelona, mas também abre caminhos para que o arqueiro busque continuidade e se prepare para a principal competição internacional da carreira. Por isso, as próximas semanas serão decisivas para definir seu novo destino no mercado da bola.