Em meio às discussões sobre a arbitragem brasileira, dois representantes do país foram reconhecidos internacionalmente. Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio aparecem entre os indicados ao prêmio de melhor árbitro do mundo em 2025, promovido pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
A nomeação reafirma o espaço conquistado por Claus no cenário global. Esta é sua terceira indicação consecutiva. Em 2023, ele figurou entre os 20 melhores da categoria.
No ano seguinte, alcançou a 9ª colocação no ranking. Wilton Sampaio, também do quadro da CBF, volta a ser lembrado após participações relevantes em competições da FIFA e da Conmebol.
Brasil tenta repetir conquistas do passado
A última vez que um árbitro brasileiro venceu o prêmio foi há 35 anos. Em 1990, José Roberto Wright recebeu a honraria após boa atuação na Copa do Mundo da Itália. Antes dele, Romualdo Arppi Filho havia sido eleito em 1987, como reconhecimento por seu desempenho no Mundial de 1986, no México.
A lista divulgada pela IFFHS conta com nomes de peso do quadro internacional, como Michael Oliver (Inglaterra), Szymon Marciniak (Polônia), François Letexier (França) e Esteban Ostojich (Uruguai), além de representantes da América do Sul, Europa, África, Oceania e Ásia.
Momento da arbitragem brasileira em pauta
As indicações ocorrem em meio à forte pressão por mudanças no sistema de arbitragem do futebol nacional. Jogadores, dirigentes e torcedores têm cobrado maior profissionalização e qualidade tanto nas decisões de campo quanto nas intervenções do VAR.
Diante do cenário, o presidente da CBF, Samir Xaud, falou sobre o tema em entrevista à Rádio Itatiaia. Segundo ele, há um esforço contínuo da entidade para melhorar o desempenho dos árbitros brasileiros.
“Desde o primeiro dia nós já estávamos trabalhando na reformulação da arbitragem. Conseguimos fazer um investimento em educação continuada dos árbitros, fizemos vários encontros com eles. A CBF nunca parou de trabalhar em relação à arbitragem”, e completou:
“Se tornou uma prioridade até pelos últimos acontecimentos, mas nós estamos trabalhando desde o primeiro dia da gestão”.
Confira os árbitros indicados pela IFFHS
Entre os nomes citados, estão Clemente Turpin (França), Istvan Kovacs (Romênia), José Maria Sánchez Martínez (Espanha), Sandro Schärer (Suíça), Félix Zwayer (Alemanha), Piero Maza (Chile), César Arturo Ramos (México), Mustafá Ghorbal (Argélia), entre outros.
O prêmio contempla árbitros de todos os continentes.


