terça-feira, agosto 5, 2025
18.6 C
São Paulo

A declaração de Gustavo Scarpa, do Atlético-MG, sobre o retorno do futebol brasileiro

Meia do Galo, Scarpa projeta sequência pesada de jogos na volta do calendário

Após a pausa no calendário do futebol brasileiro para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, o Atlético se prepara para um mês de julho repleto de compromissos decisivos. A retomada das atividades oficiais acontece no sábado (12 de julho), às 21 horas (horário de Brasília), com confronto diante do Bahia, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O calendário do clube inclui ainda partidas pela Copa do Brasil e pela Copa Sul-Americana, totalizando seis jogos em um intervalo de 15 dias. Entre os compromissos confirmados estão confrontos diante de Palmeiras e Flamengo no Brasileirão, além do duelo de ida e volta contra o Atlético Bucaramanga, da Colômbia, pelos play-offs da competição continental.

Diante da maratona prevista, Gustavo Scarpa classificou a agenda atleticana como desafiadora. “É uma sequência sinistra de jogos, um calendário apertado nesse ano atípico. Mas é o que temos. Tem que se preparar e confiar no trabalho do pessoal da fisiologia e da preparação física, que está tentando se ajustar ao calendário maluco”, afirmou o meia, em entrevista ao canal oficial do clube.

Durante a pausa, o elenco do Atlético realizou uma série de treinos intensivos na Cidade do Galo. No último sábado (5 de julho), a equipe venceu o Betim por 3 a 0 em jogo-treino, com dois gols de fora da área anotados por Scarpa e outro de Hulk. O meia valorizou o período de preparação física como essencial para o desempenho da equipe nas próximas semanas.

“Acredito que a parte física é o mais importante. Mas, quando conseguimos aliar a parte física com uma boa qualidade técnica, conseguimos aproveitar melhor o treino”, destacou Scarpa.

A intertemporada serviu também para ajustes táticos e técnicos visando o retorno competitivo em alto nível. Enquanto isso, o clube mineiro segue reforçando o planejamento para conciliar as disputas em três frentes, enfrentando deslocamentos internacionais e pouco tempo de recuperação entre os jogos.