Após a classificação do Atlético sobre o Flamengo na Copa do Brasil, o ambiente no clube mineiro segue movimentado, tanto dentro quanto fora de campo. A equipe volta a campo no domingo (10), às 16h (horário de Brasília), quando enfrenta o Vasco, em São Januário, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcará a última rodada do primeiro turno da competição nacional.
O técnico Cuca destacou a importância de gerir o elenco devido ao alto volume de partidas. Segundo o treinador, a sequência intensa exige atenção especial para evitar lesões e manter o rendimento do time em diferentes competições. Nesse sentido, ele indicou que pode adotar um rodízio contra o Vasco, visando preservar os jogadores para o confronto eliminatório diante do Godoy Cruz, pela Sul-Americana, marcado para a próxima quarta-feira.

“A gente tem melhorado o elenco e automaticamente melhora as mexidas no jogo, né? São muitos jogos em cima de jogos e a gente tem que controlar a carga deles se não machuca todo mundo. Domingo também é outro jogo para pensar bem, por o jogador mais fresco e descansado possível, para também ter força para jogar quarta-feira o mata-mata contra o Godoy Cruz”, afirmou o técnico atleticano.
Cuca também revelou que, apesar do desejo dos atletas por um descanso após a vitória nos pênaltis sobre o Flamengo, a comissão técnica optou por manter a programação de treinos. Segundo ele, o objetivo é manter a intensidade e a concentração.
“Pessoal hoje queria uma folga amanhã. E era para dar uma folga amanhã… tudo que eles vêm fazendo, viajando, mas não dá. Amanhã cedo a gente está lá trabalhando. Eles ficam bravos com a gente, mas não adianta. É o melhor para gente. Domingo tem que provar a quarta-feira. Tem que trabalhar firme e forte”.
Do lado dos jogadores, Lyanco e Guilherme Arana também foram ouvidos após a vitória sobre o time carioca. Ambos revelaram sondagens de outros clubes, mas reiteraram o compromisso com o Atlético. O zagueiro, contratado em julho de 2024 junto ao Southampton, tem vínculo com o clube até 2028. Já o lateral, que chegou em 2020 após passagem pelo Sevilla, tem contrato até o final de 2027.
“Quando você está em um momento muito bom, coisas acontecem, coisas aparecem, recebe telefonemas, essas coisas. É o futebol, e acontece isso. Mas deixei claro para eles e para todo mundo, quem convive comigo também, quem está no meu dia a dia sabe o quanto estou feliz aqui, acho que está respondido”, disse Lyanco.
Arana reforçou a fala do companheiro: “São sondagens, eu particularmente não sei de nada. Tenho contratos com o Atlético, clube que me identifico, que gosto bastante, me dou bem com todo mundo. Enquanto estiver aqui, vou honrar as cores do Atlético, e como falei são sondagens, não sei de nada”.
Com 23 pontos conquistados em 16 partidas, o Atlético ocupa a 10ª colocação no Campeonato Brasileiro. O adversário da próxima rodada, o Vasco, aparece na zona de rebaixamento, com 15 pontos.