Natural de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, o jovem atacante Alisson Santana, de apenas 19 anos, atualmente atua no futebol ucraniano pelo Shakhtar Donetsk. Em entrevista ao GE, o atleta revelou um desejo que chama atenção: jogar no Grêmio, clube do seu estado natal, futuramente. Além disso, ele contou detalhes importantes da sua trajetória e planos para o futuro.
“Sou torcedor do Galo, mas sou torcedor aqui no Rio Grande do Sul também, então tenho o sonho de jogar aqui, mas lá na frente, pelos 30, 35 anos. Quero fazer uma carreira fora, por ser um futebol do mais alto nível, mas tenho o sonho de voltar, sim”, declarou Alisson.
De reprovado a destaque: o caminho nem sempre foi fácil
Vale destacar que, antes de chegar ao Atlético-MG, onde foi revelado, Alisson passou por provas difíceis no futebol gaúcho. Isso porque ele foi reprovado nas categorias de base do Grêmio e do Internacional. Dessa maneira, seu talento foi reconhecido posteriormente no Atlético-MG, que o vendeu para o Shakhtar por 14 milhões de euros, o equivalente a R$ 88 milhões na cotação de março deste ano. Isso porque, em 2024, o atacante anotou três gols em 35 partidas, sendo peça importante no clube ucraniano com três gols e cinco assistências em 13 jogos disputados.
O Grêmio e sua joia em ascensão: Alysson Edward
Enquanto Alisson Santana planeja seu retorno ao Rio Grande do Sul, o Grêmio aposta em outra promessa: Alysson Edward. O jovem vem se destacando sob o comando de Mano Menezes e já mostra porque é considerado um dos talentos mais promissores do clube. Além disso, cabe ressaltar que o atleta foi fundamental na vitória do Grêmio por 2 a 0 contra o São José, na decisão da Recopa Gaúcha, com gol e assistência.
Sendo assim, o Grêmio não quer correr riscos: a multa rescisória para o futebol europeu de Alysson está fixada em 60 milhões de euros, mais de R$ 385 milhões. Por isso, o clube protege seu investimento e oferece aumentos salariais se metas forem alcançadas. Dessa maneira, o futuro do futebol gaúcho segue promissor, com jovens talentos em destaque tanto no Brasil quanto no exterior.
Um olhar para o futuro e o sonho de casa
Portanto, a trajetória de Alisson Santana é marcada por desafios e superação, mas também por um sonho que se mantém vivo: atuar no Grêmio, clube do coração. Com isso, o jogador segue seu caminho no exterior, visando maturidade para, no momento certo, voltar a brilhar no futebol gaúcho, trazendo orgulho para sua terra natal.