domingo, agosto 10, 2025
13.9 C
São Paulo

STJD toma nova decisão envolvendo Dudu, do Atlético-MG

Suspensão mantida: atacante desfalcará o Galo por mais três rodadas

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu manter, por maioria, a punição de seis jogos de suspensão aplicada ao atacante Dudu, do Atlético-MG, em razão de ofensas proferidas nas redes sociais contra a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, em janeiro deste ano.

O jogador já cumpriu três partidas da punição, contra Palmeiras, Flamengo e Bragantino e, com isso, ficará de fora dos duelos diante de Vasco, Grêmio e São Paulo, todos válidos pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, Dudu terá que pagar uma multa de R$ 90 mil.

Caso polêmico envolve redes sociais, rivalidade e disputa judicial

A origem da suspensão está ligada a uma resposta publicada por Dudu após críticas públicas de Leila Pereira. Na ocasião, o atacante escreveu em seu perfil:

“O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pelas portas do fundo!!! (sic). Minha história foi gigante e sincera, diferente da sua senhora Leila Pereira. Me esquece. VTNC.”

A postagem foi feita após o fim de uma relação conturbada entre o jogador e o Palmeiras, que incluiu a desistência de um pré-acordo com o Cruzeiro e posterior rescisão contratual com o clube paulista. Por isso, a presidente do Palmeiras respondeu em entrevistas públicas e afirmou: “Não tenho dúvida que tudo o que esse atleta fez é porque sou mulher.”

Atualmente, há processos tramitando na Justiça comum: Leila move uma ação civil contra o atleta, enquanto Dudu apresentou uma queixa-crime por difamação e injúria. A audiência está marcada para 26 de agosto, na 13ª Vara Criminal da Comarca de São Paulo.

Defesa contesta decisão e critica imparcialidade

A defesa de Dudu questionou não só a manutenção da pena, mas também a demora na resposta do efeito suspensivo, que só veio após o jogo contra o Palmeiras. Vale destacar que o efeito foi concedido apenas para a multa, mantendo a suspensão.

Cabe ressaltar ainda a crítica da equipe jurídica do jogador a uma foto da auditora Renata Mendonça, que julgou o caso, ao lado das advogadas de Leila Pereira. Dessa maneira, alegaram suspeita de parcialidade. No entanto, a relatora do caso, Antonieta Pinto, considerou que a imagem não compromete o processo.

Sendo assim, com a decisão definitiva, Dudu segue fora do Brasileirão por mais três rodadas, isso porque, segundo o STJD, a punição deve ser integralmente cumprida na competição nacional. Desse jeito, o Atlético-MG precisa reorganizar seu ataque na reta final do primeiro turno.