A contratação de Luiz Gustavo pelo Bahia está prestes a ser oficializada, marcando a saída de mais um jovem formado nas categorias de base do Vasco. O defensor de 19 anos estreou no time profissional nesta temporada e vem sendo tratado como uma promessa para o setor defensivo tricolor.
A negociação entre os clubes foi conduzida de forma direta, sem o acionamento de cláusulas rescisórias, diferentemente do que ocorreu anteriormente com a contratação de Kauê Furquim, ex-Corinthians. Segundo apuração da imprensa, os valores permanecem em sigilo, mas o entendimento entre as partes já está consolidado. A assinatura do contrato depende apenas do atleta.
Com 1,88m de altura e canhoto, Luiz Gustavo disputou onze partidas com a equipe principal vascaína em 2025, sendo cinco delas pelo Campeonato Brasileiro. Assim, está apto a defender o Bahia no restante da competição nacional, embora esteja impedido de atuar na Copa do Brasil, por já ter sido inscrito pelo Vasco na fase anterior do torneio.
O jovem zagueiro chega para integrar um elenco que já conta com Ramos Mingo, Kanu, David Duarte, Gabriel Xavier e Freddi Lippert. Esta é a segunda adição feita pelo Bahia na janela de transferências do meio do ano. Anteriormente, o clube havia fechado o empréstimo do goleiro João Paulo, que ainda não foi oficialmente apresentado, mas já se encontra em Salvador.
Internamente, o nome de Luiz Gustavo passou a ser priorizado após o clube baiano recuar nas conversas por Robert Renan. O defensor do Zenit, atualmente emprestado ao Al Shabab, havia sido sondado pelo Bahia, mas o avanço de um possível interesse do Wolverhampton, da Inglaterra, travou as tratativas. Diante desse cenário, o foco foi redirecionado para o atleta vascaíno.
Luiz Gustavo, inclusive, já teve passagem pela Seleção Brasileira Sub-20, o que reforça a percepção sobre seu potencial. Seu desempenho em São Januário nesta temporada também atraiu a atenção do departamento de futebol tricolor, que identificou no defensor um perfil técnico alinhado às necessidades da equipe.
Enquanto o Bahia reforça seu elenco com atletas jovens, o Vasco trabalha para recompor o setor defensivo. O clube carioca negocia com nomes como Robert Renan e Joaquim, do Tigres, além de observar o mercado internacional. A saída de Luiz Gustavo se soma à recente ida de João Victor para o CSKA, e indica uma reformulação no setor defensivo cruzmaltino .
A oficialização da chegada de Luiz Gustavo deve ocorrer nos próximos dias, selando mais um movimento do Bahia no mercado em busca de rejuvenescimento e fortalecimento do elenco.