O Botafogo agitou o mercado da bola ao oficializar, na última quinta-feira (3), a venda do zagueiro Jair para o Nottingham Forest, da Premier League. O defensor de apenas 20 anos assinou contrato por cinco temporadas e deixou o Glorioso como uma das maiores promessas recentes do clube. Além disso, a negociação incluiu a saída do volante Igor Jesus para o mesmo time inglês, totalizando um valor de € 30 milhões (cerca de R$ 191 milhões) pelas duas transferências.
Isso porque, mesmo com a troca no comando técnico, a diretoria alvinegra já planejava mudanças no elenco para o segundo semestre. E novas saídas devem ocorrer em breve.
Goleiro John e atacantes também estão de saída
Vale destacar que o goleiro John, um dos nomes mais experientes do elenco, recebeu propostas do futebol europeu e pode ser o próximo a sair. Por isso, a diretoria avalia o melhor cenário para a transação.
No setor ofensivo, Elias Manoel e Rwan Cruz vivem momentos de indefinição. Contratados no início do ano, ambos não corresponderam às expectativas. Dessa maneira, com a chegada de nomes como Álvaro Montoro, Arthur Cabral e Joaquín Correa, a concorrência aumentou e os dois devem perder ainda mais espaço.
Elias Manoel já desperta interesse de clubes brasileiros, enquanto Rwan Cruz está sendo monitorado pelo Sharjah FC, dos Emirados Árabes, conforme informou o jornalista Ahmed Ragab. Sendo assim, ambos podem sair já na próxima janela de transferências.
Patrick de Paula e o futuro incerto
Outro nome em xeque é Patrick de Paula. Titular sob o comando de Renato Paiva, o volante perdeu espaço nos últimos meses e também pode deixar o clube. Cabe ressaltar que o meio-campista já era tratado como um dos principais ativos do elenco, mas vive uma fase instável.
Com isso, o Botafogo sinaliza uma reformulação que visa aumentar a competitividade interna e abrir espaço para reforços. A janela será aberta em 9 de julho e se encerra em 2 de setembro, período em que o Glorioso deve anunciar mais saídas e novas contratações.
Portanto, o torcedor pode esperar um segundo semestre movimentado em General Severiano. Desse jeito, o Botafogo tenta equilibrar finanças, manter competitividade e montar um elenco à altura das ambições da temporada.


