O Botafogo voltou a se consolidar entre os principais times do Campeonato Brasileiro após vencer o Sport por 1 a 0 no domingo (21), resultado que o mantém na quinta posição da tabela, com 25 pontos. Sob o comando de Davide Ancelotti, que assumiu após a saída de Renato Paiva, o clube carioca tenta reencontrar o protagonismo e se posicionar novamente como candidato ao título.
Durante participação no programa “Fechamento SporTV”, André Rizek manifestou otimismo em relação ao desempenho do Botafogo na atual edição do Brasileirão. Ao comentar sobre a chegada do meio-campista Danilo, ex-Palmeiras e Nottingham Forest, o jornalista destacou a qualidade do reforço e suas possíveis consequências para o time de General Severiano.
“O Botafogo está meio que comendo pelas beiradas. Trouxe o Danilo, que é um jogadoraço, está se reforçando, ficando forte. Se esse elenco se fortalecer e o Botafogo estiver lá em cima, quem sabe não vai brigar de novo?”.
Na sequência, Rizek reforçou a admiração pelo novo reforço e resgatou momentos marcantes da carreira do jogador: “Não sei se estou exagerando, mas o Danilo era um jogador que me encantava no Palmeiras. Ele fez um Mundial contra o Chelsea de gente grande”.
O comentarista ainda projetou impacto imediato de Danilo no elenco atual. “Foi para a Europa, achava que esse cara iria jogar na seleção brasileira. Foi convocado, mas deu uma sumida, teve uma lesão séria… Acho que esse cara vai voltar aos holofotes. Para mim, é um jogador da primeira prateleira na posição. Ele sobe de nível o meio de campo do Botafogo”.
Também presente no programa, Denílson reforçou a avaliação positiva sobre o Botafogo, embora tenha feito ressalvas quanto à instabilidade no comando técnico. “Acho que vai brigar de novo. Mas o que me incomoda um pouco é essa mudança de perfil de treinadores, por exemplo. O Davide Ancelotti está tendo a primeira experiência como treinador, estamos começando a entender a forma que ele gosta de escalar o time”.
O ex-jogador ainda destacou o estilo adotado por Ancelotti: “Parece que ele gosta de um time ofensivo, de jogar pressionando, até pelas características que o Botafogo tem, um time ofensivo, ocupar o campo adversário, com volume de jogo, com intensidade. É um Botafogo que me agrada do meio de campo para frente, e tem uma defesa segura”.
Apesar do otimismo dos comentaristas, as projeções estatísticas indicam um cenário mais comedido. De acordo com os dados do site da UFMG, atualizados na segunda-feira (21), o Botafogo tem 4,3% de probabilidade de conquistar o título nacional. Cruzeiro (35,5%), Flamengo (24,4%) e Palmeiras (15,4%) aparecem como os mais cotados.
O próximo compromisso do Botafogo será no sábado (26), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Corinthians, no estádio Nilton Santos, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.