terça-feira, novembro 4, 2025
27.5 C
São Paulo

Botafogo abre negociações com substituto de Renato Paiva no Botafogo

O plano ousado da SAF de John Textor é oferecer o maior contrato da história alvinegra a um treinador

John Textor, dono da SAF do Botafogo, deu início a uma nova etapa no futebol do clube ao demitir Renato Paiva na madrugada de segunda-feira (30), dois dias depois da eliminação nas oitavas de final do Mundial de Clubes. A decisão foi tomada mesmo após a equipe superar o PSG na fase de grupos.

“A presença de Textor pode significar mais dinheiro no Botafogo”, destacou o portal GE, que também informou que o empresário norte-americano pretende vir com mais frequência ao Brasil e concentrar esforços no clube de General Severiano.

Nome definido: Sérgio Conceição

Aliás, Textor já escolheu o seu principal alvo para o cargo de treinador. Trata-se de Sérgio Conceição, técnico português de 50 anos, que deixou recentemente o Milan. Conforme apuração da RTI Esporte, o profissional autorizou sua equipe a abrir negociações com o clube carioca. Segundo o jornalista Wilson Pimentel, uma reunião entre as partes já está agendada para alinhar detalhes e avançar nas tratativas.

O plano da SAF é oferecer o maior contrato da história alvinegra a um treinador. Além da proposta financeira robusta, a diretoria também garantirá total autonomia para reformular o elenco. “Textor estaria disposto a abrir o bolso”, afirmou o portal Bolavip, que reforça a prioridade absoluta pela contratação do português.

Perfil do possível comandante

Sérgio Conceição iniciou sua carreira como técnico em 2012 e ganhou notoriedade à frente do Porto, onde conquistou 11 títulos. Recentemente, liderou o Milan e venceu a Supercopa da Itália. Anteriormente, trabalhou em clubes como Nantes, Braga e Vitória de Guimarães.

O perfil ofensivo e a postura enérgica são vistas como ideais para implementar o chamado “Botafogo Way”. A diretoria entende que ele poderá resgatar o desempenho coletivo e retomar a competitividade da equipe no segundo semestre.

Disputa com clube inglês

Entretanto, há um fator que ainda pode atrapalhar o acerto. Um time da segunda divisão inglesa também abriu conversas com o treinador. A negociação com essa equipe ainda não evoluiu, mas é considerada um entrave em potencial.

Apesar disso, o clube carioca segue confiante, pois Conceição já demonstrou interesse pelo projeto esportivo apresentado.

Contexto da troca no comando

Renato Paiva havia sido contratado em fevereiro com vínculo até o fim de 2026. A queda de desempenho e a insatisfação do elenco aceleraram sua saída. Jogadores como Jefferson Savarino manifestaram desconforto com as decisões táticas, especialmente por atuações fora de posição. Segundo a apuração do RTI, Paiva “perdeu o vestiário”, especialmente após a derrota para o Palmeiras.

Histórico de trocas no comando técnico

Desde a aquisição da SAF por Textor, o Botafogo caminha para seu sétimo técnico. A média de permanência é de 181 dias por profissional. Entre os nomes que passaram pelo clube estão Luís Castro, Bruno Lage, Lúcio Flávio, Tiago Nunes, Artur Jorge e, mais recentemente, Renato Paiva.

Além de Sérgio Conceição, outros nomes cogitados internamente foram Roberto Mancini e Carlos Carvalhal. Contudo, nenhum deles avançou nas conversas como o português atualmente em negociação direta com o clube carioca.