sábado, novembro 8, 2025
18.9 C
São Paulo

Bragantino emite nota oficial após eliminação para o Botafogo na Copa do Brasil

Clube paulista critica decisões do VAR e pede isonomia: “Futebol é decidido em detalhes”

A derrota do Red Bull Bragantino para o Botafogo, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (6), em Bragança Paulista, não ficou restrita ao placar. Além disso, a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil gerou forte indignação nos bastidores do clube paulista, que publicou uma nota oficial para contestar decisões da arbitragem durante a partida.

O texto divulgado pelo Bragantino questiona dois lances principais: o gol anulado de Praxedes, logo no início do jogo, e a expulsão de Nathan Mendes, no segundo tempo. Segundo o clube, a imagem do VAR que anulou o gol era “inconclusiva”, e o lance da expulsão não justificava cartão vermelho. Por isso, a diretoria cobrou mais “isonomia nas decisões” e disse que “futebol é decidido em detalhes”.

Veja a nota oficial do Red Bull Bragantino na íntegra:

“Nós, como clube, não costumamos vir a público reclamar de arbitragem, mas a isonomia no futebol precisa ser mantida em todas as partidas. Duas rodadas atrás, um pênalti em Vinicinho, na partida contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, foi apontado pelo VAR. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães decidiu ignorar. Após a partida, em reclamação formal do clube junto à CBF, foi reconhecida por unanimidade a penalidade. No duelo contra o Botafogo-RJ, pela Copa do Brasil, o gol feito por Praxedes nos primeiros minutos, que poderia mudar o confronto, é anulado por impedimento com uma imagem inconclusiva. Lembrando que, na construção do Estádio Cícero de Souza Marques, o Red Bull Bragantino pegou o aval técnico de TODAS as entidades e responsáveis pelas imagens de que TODOS os ângulos estariam cobertos com qualidade. Inclusive reformas foram feitas para que a isonomia fosse mantida. Não bastasse o gol anulado, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima expulsou o lateral-direito Nathan Mendes em um lance que, se muito, a falta aconteceu. O futebol é decidido em detalhes e o Red Bull Bragantino só prega a isonomia nas decisões.”

Clube reforça histórico de reclamações recentes

Cabe ressaltar que essa não é a primeira vez que o Bragantino se manifesta contra a arbitragem. O episódio envolvendo um pênalti não marcado contra o Fortaleza também foi lembrado, isso porque a CBF reconheceu o erro após recurso formal.

Sendo assim, a cobrança agora é por mais equilíbrio nas avaliações da arbitragem ao longo da temporada. Dessa maneira, o clube expressa não apenas sua insatisfação com o jogo diante do Botafogo, mas também com um padrão que, segundo eles, precisa ser revisto.

Com isso, o Red Bull Bragantino demonstra que seguirá atento e cobrando coerência nas decisões dos árbitros. Desse jeito, busca preservar a integridade das competições. Portanto, o episódio amplia o debate sobre a qualidade da arbitragem no futebol brasileiro.