O Botafogo vive um momento de crescimento no Brasileirão e na Libertadores, e Danilo, reforço contratado em junho, já começa a se firmar como peça importante no meio-campo. O volante, revelado pelo Palmeiras e bicampeão da Libertadores pelo clube paulista, se prepara para reencontrar sua antiga equipe no domingo (17), no Nilton Santos, pela 20ª rodada da Série A, em duelo direto pelas primeiras posições.
Após passagem pelo Nottingham Forest, da Inglaterra, onde atuou por três temporadas, Danilo retornou ao futebol brasileiro como a contratação mais cara da história do Botafogo. Desde então, disputou quatro partidas: entrou no segundo tempo contra Cruzeiro e Bragantino, e foi titular diante de Fortaleza e LDU. A adaptação, segundo o jogador, tem sido positiva e acompanhada de bons resultados.
“Muito feliz de reencontrar meus ex-companheiros, mas agora defendendo as cores do Botafogo. Vou estar focado para entrar e ajudar o Botafogo. Estou me entrosando e gostando muito, com os companheiros me ajudando”, afirmou o camisa 35, logo após a vitória sobre a LDU, na última quinta-feira (14), pela Libertadores.
No confronto contra os equatorianos, o time carioca garantiu vantagem para o jogo de volta, em Quito, no dia 21. A vitória por 1 a 0 permite ao Botafogo avançar com um empate. Apesar disso, Danilo já volta o foco para o desafio diante do Palmeiras, ressaltando a importância de manter a sequência positiva de três vitórias.
“Está sendo muito bom. Dentro de campo, estou tendo mais liberdade. Não só para mim, mas para o Newton, Marlon (Freitas). No dia a dia, estou me entrosando e está dando certo. São três vitórias seguidas. Espero que a gente possa ganhar mais jogos”, comentou.
Enquanto Danilo se prepara para enfrentar o ex-clube, o Palmeiras vem embalado por uma goleada por 4 a 0 sobre o Universitario, fora de casa, pelas oitavas de final da Libertadores. O técnico Abel Ferreira elogiou a postura da torcida adversária, mesmo com o placar elástico.
“Tenho que ter cuidado ao falar dos ‘hinchas’, mas a verdade é que encheram o estádio. Estavam perdendo de 4 a 0 e aplaudindo os jogadores. Isso que estavam fazendo. Parabéns! O futebol é paixão”, declarou Abel.
O treinador português também ressaltou o entrosamento entre Vitor Roque e Flaco López, dupla de ataque que pode ganhar mais espaço na temporada. Apesar do resultado expressivo, Abel lembrou que o trabalho de reconstrução do elenco ainda está em andamento, já que o clube passou por grande renovação em 2025.
“Temos muito trabalho para fazer. É uma equipe que saíram 18 jogadores e entraram 15, alguns deles vindos da base e outros sendo contratações. Agora é dar consistência, sabendo que teremos altos e baixos”, destacou o técnico, ciente da importância de manter o equilíbrio até o fim da temporada.