O Botafogo desperdiçou uma boa oportunidade de entrar no G-4 do Brasileirão ao empatar em 1 a 1 com o Corinthians, no sábado (26), no Estádio Nilton Santos. A equipe comandada por Davide Ancelotti chegou aos 26 pontos e agora ocupa a 5ª colocação na tabela, enquanto o Corinthians soma 21 e está em 8º lugar.
No primeiro tempo, o time carioca apresentou domínio claro das ações ofensivas. Com forte imposição física e maior posse de bola, conseguiu abrir o placar aos 24 minutos com Arthur Cabral, de cabeça, após jogada construída pela direita. O Corinthians, escalado com equipe alternativa, pouco ameaçou na etapa inicial e só reagiu nos minutos finais, com chances desperdiçadas por Bahia e Talles Magno.
Entretanto, a segunda metade da partida teve um panorama distinto. O técnico Dorival Júnior promoveu quatro alterações no intervalo, entre elas as entradas de Memphis Depay e Yuri Alberto, que deram nova dinâmica ao time paulista. O Corinthians passou a controlar o jogo e criou diversas oportunidades até chegar ao empate aos 38 minutos, quando Depay aproveitou rebote da zaga e finalizou com precisão .
Após o apito final, Davide Ancelotti reconheceu o desequilíbrio entre os tempos e cobrou maior eficiência ofensiva de sua equipe. “A primeira meia hora foi muito boa. Jogamos um bom futebol, acho que também gastamos muita energia e não conseguimos o resultado que merecíamos. Com o volume que fizemos, temos que fazer mais gols”, analisou o treinador.
O técnico do Botafogo também refletiu sobre os ajustes necessários para consolidar o estilo de jogo da equipe. “Gostei da primeira parte, temos que jogar assim. Jogamos com bom ritmo, criamos boas combinações nos corredores laterais, tratamos de acreditar, recuperamos a bola rápido. Claro, é uma maneira de jogar que custa muita energia, então temos que aproveitar mais disso”, completou.
Ainda em adaptação ao futebol brasileiro, Ancelotti destacou pontos vulneráveis da equipe, como a bola aérea defensiva e a compactação tática. “Tivemos problemas nos últimos dois jogos, temos que controlar melhor essa fase. Temos que trabalhar a bola parada defensiva e ofensiva porque temos que ser mais perigosos”, pontuou.
Do lado corintiano, o empate teve sabor de superação. A equipe lidava com desfalques importantes e poupou titulares de olho no clássico contra o Palmeiras pela Copa do Brasil. A entrada de Memphis, autor do gol, e de Yuri Alberto, que voltou após dois meses lesionado, foram fundamentais na reação.
O Botafogo volta a campo na terça-feira (29), às 19h (horário de Brasília), diante do Red Bull Bragantino pela Copa do Brasil. Já o Corinthians enfrentará o Palmeiras na quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena.