quinta-feira, agosto 14, 2025
13.6 C
São Paulo

Diretoria do Botafogo desacelera busca por reforço; entenda

Alvinegro desiste de contratar um ponta e mira esforços em outras posições, como a zaga, que passa a ser prioridade

A movimentação do Botafogo na atual janela de transferências do meio do ano tem seguido diretrizes claras do departamento de futebol. A prioridade passou a ser a manutenção do elenco e a busca pontual por reforços, principalmente na defesa. O clube iniciou a janela com carências identificadas em três setores: zaga, meio-campo e ponta-direita. Entretanto, apenas os dois primeiros foram reforçados até o momento.

A contratação do centroavante espanhol Chris Ramos, já em solo carioca, supriu a necessidade de ampliar as opções ofensivas para a referência no ataque. Por outro lado, a busca por um ponta-direita foi interrompida. A diretoria avalia que há alternativas suficientes para atuar pelos lados do campo, especialmente pela esquerda, onde se concentram jogadores como Montoro, Matheus Martins, Santi Rodríguez, Nathan Fernandes, Jordan Barrera e Jeffinho.

Mesmo diante do desequilíbrio natural de perfis entre os flancos, a direção entende que nomes como Matheus Martins e outros podem desempenhar funções táticas adaptadas no lado direito, oferecendo ao técnico Davide Ancelotti possibilidades variadas sem necessidade imediata de novas aquisições.

“Um ponta ainda não pensamos em contratar. A não ser que tenhamos algum tipo de proposta por jogadores nossos, e aí vamos estudar uma reposição no mesmo nível de qualidade”, explicou Léo Coelho, diretor de futebol do clube, após o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil.

Aliás, a partida contra o Vasco será definida no estádio Nilton Santos, segundo o dirigente, que ainda destacou que a equipe segue focada em manter a consistência do planejamento, mesmo com o ambiente extracampo envolvendo a SAF. “Seguimos nosso trabalho e convicção com a segurança de que sigamos o trabalho bem feito, que vem sendo feito há alguns anos”, disse Coelho.

No gol, a permanência de John foi garantida após o encerramento das tratativas com o West Ham. A posição, que já contava com Léo Linck, Raul e o jovem Christian Loor, passou a ter também o recém-chegado Neto. “A gente trouxe o Neto para que essa disputa siga mais acirrada. Hoje temos não só um elenco muito qualificado, como continuamos qualificando ainda mais a posição de goleiro”, afirmou o diretor.

Em paralelo, o clube ainda procura um zagueiro destro. Alix Vinicius, do Atlético-GO, é o principal alvo, mas há também negociações em andamento com Gustavo Medina, da Ferroviária, e Gabriel Bahia, do Volta Redonda. Até o momento, porém, nenhuma contratação foi fechada para o setor.

O elenco alvinegro também foi ajustado com as inscrições de Neto, Danilo, Montoro, Joaquín Correa e Arthur Cabral para a disputa das oitavas de final da Libertadores, cuja partida de ida contra a LDU acontece nesta quinta-feira (14 de agosto), às 19h (horário de Brasília), no Nilton Santos.