Após uma longa pausa devido à disputa do Mundial de Clubes da FIFA, o Campeonato Brasileiro retorna neste fim de semana com um clássico tradicional. Vasco e Botafogo se enfrentam neste sábado (12 de julho), às 18h30 (horário de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada da competição.
O Vasco chega para o confronto em momento de reconstrução positiva. A equipe comandada por Fernando Diniz utilizou o período sem jogos para reforçar a base do elenco. Durante esse intervalo, o clube renovou os contratos de Léo Jardim e Philippe Coutinho. Além disso, o time demonstrou evolução antes da pausa ao vencer o São Paulo por 3 a 1 fora de casa, desempenho que reacende a confiança dos torcedores para o duelo com o rival carioca.
O Botafogo, por sua vez, vive um cenário de transição. A equipe ainda aguarda a regularização do novo técnico Davide Ancelo, recém-chegado após a saída de Renato Paiva. Assim, Cláudio Caçapa será o responsável por comandar o time interinamente neste sábado. A eliminação recente para o Palmeiras ligou o sinal de alerta, mas a vitória anterior sobre o Paris Saint-Germain serve de motivação para mostrar força neste recomeço.
O clássico será transmitido com exclusividade pelo canal Premiere, que também exibirá a cobertura especial “Charla no Premiere”, voltada para esse reencontro entre os clubes no Mané Garrincha.
As prováveis escalações indicam o Vasco com Léo Jardim no gol, seguido por Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton na defesa. No meio-campo, Hugo Moura, Tchê Tchê, Rayan, Philippe Coutinho e Nuno Moreira devem formar a linha de criação, com Vegetti como principal referência ofensiva.
Do lado do Botafogo, a tendência é que John siga como titular no gol. A defesa deve contar com Vitinho, Kaio Fernando (ou David Ricardo), Barboza e Alex Telles. No meio, Marlon Freitas, Gregore e Savarino compõem a base, enquanto Artur, Arthur Cabral e Álvaro Montoro (ou Joaquín Correa) devem atuar mais avançados.
Aliás, um comparativo feito pela imprensa esportiva apontou superioridade do elenco do Botafogo no confronto direto. Um levantamento feito pelo Lance! analisou os titulares prováveis e fez uma espécie de ‘cara a cara’, com o Glorioso levando vantagem por 8 a 3 com o Vasco. O time ideal do portal ficou da seguinte forma: John , Vittinho, Kaio Fernando, Barboza, Alex Telles, Gregore, Marlon Freitas, Coutinho, Nuno Moreira, Artur e Vegetti.


