A primeira experiência internacional de Jordan Barrera já está em curso. O Botafogo apresentou oficialmente o meia-atacante colombiano, de 19 anos, na tarde de quinta-feira (24 de julho), confirmando sua contratação junto ao Junior Barranquilla. O vínculo do atleta com o clube carioca vai até o fim de julho de 2029.
A negociação custou cerca de 4 milhões de dólares (aproximadamente R$ 22,2 milhões), e o jogador usará a camisa 14. O nome de Barrera já foi publicado no Boletim Informativo Diário da CBF, o que o deixa apto para estrear no próximo sábado (26), às 18h30 (horário de Brasília), diante do Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos.
Revelado pelas categorias de base do Junior, o jovem colombiano acumula passagens pela seleção sub-20 de seu país e foi um dos destaques no Sul-Americano da categoria. Pelo profissional, atuou em 14 partidas e marcou um gol, além de uma assistência. Antes disso, foi emprestado ao Barranquilla FC, equipe da segunda divisão, voltada ao desenvolvimento de jovens atletas.
Durante a apresentação, Barrera destacou o impacto que teve ao conhecer a estrutura do clube e reforçou o desejo de se adaptar rapidamente. “Agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui. Estava deslumbrado quando vi a torcida e o Estádio Nilton Santos. É uma família. Estou muito contente de vestir essas cores”, declarou.
Aliás, o meia ressaltou que escolheu o número 14 por ser considerado um amuleto da sorte da sua família, além de ter utilizado o mesmo número anteriormente em clubes e na seleção. A respeito da escolha pelo Botafogo, o jogador foi enfático: “É um projeto maravilhoso. É muito bom estar aqui e vestir essa camisa. Fiz um bom Sul-Americano sub-20 e quero continuar dando o melhor de mim”.
Acostumado a jogar como meia ofensivo, Barrera também se mostrou confortável atuando pelas pontas. Segundo ele, essa versatilidade será um trunfo para se encaixar no esquema do técnico Davide Ancelotti. “Costumo jogar atrás do atacante, mas me posiciono bem pela esquerda, como joguei pela seleção. Estou aqui para ajudar da melhor forma, onde quer que seja”.
Ainda durante a coletiva, o jogador comentou as comparações com Luis Díaz, do Liverpool, também formado no Junior Barranquilla. “Para mim é um prazer e orgulho me compararem com um jogador tão grande. Foi muito bem no Junior, no Porto e agora no Liverpool. É maravilhoso ser comparado com ele”, disse o colombiano, demonstrando admiração.
O atleta aproveitou a ocasião para elogiar o elenco atual do Botafogo. Citou nomes como Montoro, Joaquín Correa e Santi como referências dentro do grupo, e afirmou que pretende aprender com os companheiros. A expectativa é que Barrera contribua com qualidade técnica e dinamismo ao setor ofensivo do time alvinegro.