sábado, agosto 2, 2025
13.6 C
São Paulo

Patrick de Paula, ex-Botafogo, é anunciado por novo clube

Patrick de Paula, ex-jogador do Alvinegro, foi apresentado pelo Estoril e vai defender o clube português por uma temporada

A passagem de Patrick de Paula pelo Botafogo, iniciada em março de 2022, chegou a mais um capítulo nesta terça-feira (29), com o anúncio do empréstimo do volante ao Estoril, de Portugal. Revelado pelo Palmeiras, o jogador tem vínculo com o clube carioca até julho de 2026 e seguirá na equipe portuguesa por uma temporada.

No Estoril, Patrick usará a camisa 45 e será o único brasileiro do elenco até o momento. Ele disputará o Campeonato Português e a Taça de Portugal. A ida ao clube europeu não prevê cláusula de compra, mas existe uma prioridade contratual do Botafogo para possível renovação ao fim do vínculo.

O volante comentou o novo desafio logo após a confirmação do acerto: “Vir jogar para a Europa é uma oportunidade de poder crescer e aprender num clube gigante. Estou feliz e não vejo a hora de entrar em campo”.

Ainda que não tenha atingido a regularidade esperada no futebol brasileiro nos últimos anos, o jogador vê a experiência em Portugal como uma chance de recomeço, principalmente em um ambiente fora da pressão intensa enfrentada em clubes como Palmeiras e Botafogo.

Conforme os termos do contrato, a permanência no Estoril está prevista até julho de 2026. Caso o Botafogo deseje, poderá ativar uma cláusula de extensão do vínculo, mantendo os direitos econômicos do atleta atrelados ao clube carioca.

Negociado com o Botafogo por 6 milhões de euros — cerca de R$ 33 milhões à época —, Patrick chegou com o status de reforço mais caro da história do clube, marca hoje superada por Danilo. No entanto, sua trajetória no time carioca foi marcada por oscilações. Uma grave lesão no joelho, sofrida em 2023, o deixou fora dos gramados por quase um ano, com retorno apenas em março de 2024.

Após a recuperação, o volante perdeu espaço no elenco e foi cedido ao Criciúma ainda na temporada passada. De volta ao Botafogo em 2025, chegou a receber oportunidades com o técnico Renato Paiva, que tentou utilizá-lo em uma função mais ofensiva. Contudo, ele não se firmou e acabou sendo novamente colocado à disposição do mercado.

Com 25 anos, Patrick de Paula foi revelado pelas categorias de base do Palmeiras e ganhou notoriedade ao ser peça importante nas conquistas do Campeonato Paulista e da Libertadores em 2020. Aliás, à época, chegou a ser ventilado no futebol europeu, com interesse do Benfica, mas a negociação não avançou.