quarta-feira, agosto 6, 2025
16 C
São Paulo

Reunião tirou poder de decisão de John Textor, dono do Botafogo, na Eagle Football, segundo jornal

Documentos revelam mudanças internas que acirraram disputa por controle da SAF alvinegra

Uma reviravolta nos bastidores da Eagle Football Holdings, holding multinacional ligada ao futebol e majoritária na SAF do Botafogo, colocou em xeque o poder de John Textor dentro da empresa. Segundo reportagem do jornal O Globo, divulgada nesta quarta-feira (6), uma reunião realizada em abril de 2025 teria limitado o poder de decisão do empresário, alterando drasticamente a governança da holding.

Diretor independente passou a ter poder de veto sobre Textor

Vale destacar que a reunião do Conselho de Administração da Eagle Football, ocorrida no dia 23 de abril, foi presidida pelo próprio Textor, mas resultou na nomeação de Christopher Mallon como diretor independente com direito a voto. A mudança foi aprovada de forma unânime e, a partir de 6 de maio, todas as decisões passaram a depender de maioria que incluísse o voto de Mallon.

Isso porque o estatuto da empresa foi modificado para evitar decisões unilaterais. Dessa maneira, Textor ficou impedido de conduzir ações estratégicas sem consenso, inclusive decisões envolvendo diretamente o Botafogo.

Conflitos se intensificam após demora na venda do Crystal Palace

Além disso, uma nova reconfiguração interna teria ocorrido por causa da demora na venda do Crystal Palace, um dos clubes do portfólio da Eagle. A medida ampliou ainda mais o poder do diretor independente, que passou a ter maioria dos votos e poder de decisão final.

Sendo assim, os desdobramentos jurídicos não tardaram. Em junho, uma notificação interna apontou a violação de acordos por conta da não abertura de capital da Eagle na Bolsa de Nova York. Com isso, a própria holding entrou na Justiça para tentar anular decisões tomadas por Textor, alegando que ele teria atuado sem autorização ao tentar assumir o controle total da SAF alvinegra por meio de manobras financeiras.

Disputa pode afetar diretamente o Botafogo

Por isso, o Botafogo se vê mais uma vez no centro de um turbilhão extracampo. Cabe ressaltar que o clube pode ser impactado caso a Justiça reconheça que o empresário agiu de maneira irregular em nome da Eagle. Portanto, a batalha por bastidores promete novos capítulos e pode interferir no futuro do projeto alvinegro.