O meio-campista Thiago Almada voltou a ter vínculo com o Botafogo após o fim de seu empréstimo ao Lyon, encerrado na segunda-feira (30 de junho). A partir de terça-feira (1º de julho), o jogador argentino passou a constar oficialmente no elenco do clube carioca. Contudo, apesar da reativação contratual, o retorno ao futebol brasileiro está praticamente descartado.
A prioridade do atleta, de 24 anos, é permanecer atuando no futebol europeu. Almada tinha a intenção de seguir no Lyon, mas a atual situação do clube francês inviabilizou essa possibilidade. O rebaixamento para a Segunda Divisão da França, provocado por violações no cumprimento do fair play financeiro, agravou a crise administrativa e financeira da equipe. O rombo de 25,7 milhões de euros na última temporada elevou a dívida total do Lyon para cerca de 500 milhões de euros.

Essa instabilidade fez com que o Lyon fosse excluído do calendário da elite nacional, apesar de, até então, constar na Liga Europa. Em meio à turbulência, John Textor deixou o comando do clube francês, embora siga como proprietário por meio da Eagle Football. A mesma empresa também é responsável pela gestão do Botafogo, e agora deve buscar novos caminhos para o futuro de Almada durante a janela de transferências do meio do ano.
Enquanto isso, o argentino se mantém como um dos nomes de maior destaque no futebol sul-americano. Segundo dados do Transfermarkt, Almada está avaliado em 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 160 milhões). Esse valor o coloca no mesmo patamar de Gerson, do Flamengo, que está a caminho do Zenit. Ambos ficam atrás apenas de Estêvão, do Palmeiras, que lidera o ranking com 60 milhões de euros.
Com a iminente saída de Estêvão e Gerson, Almada poderá assumir o posto de jogador mais valioso do Campeonato Brasileiro, ao menos enquanto estiver registrado como atleta do Botafogo. É importante destacar, entretanto, que o meio-campista não deve entrar em campo pelo clube, visto que a intenção é concretizar uma nova negociação com algum clube europeu o quanto antes.
Atualmente, o ranking dos jogadores mais valorizados do Brasileirão também conta com Yuri Alberto, do Corinthians, e Pedro, do Flamengo, ambos avaliados em 22 milhões de euros. Na sequência aparecem Vitor Roque, Wesley, De La Cruz, Jhon Arias, Richard Ríos e Paulinho. Mesmo sem perspectiva de atuar pelo Botafogo, Almada figura como um dos principais ativos do futebol brasileiro neste momento.


