sábado, janeiro 31, 2026
19.9 C
São Paulo

CBF divulga novidades sobre o impedimento semiautomático

A CBF anunciou que o Campeonato Brasileiro de 2026 contará com a tecnologia de impedimento semiautomático. A novidade foi oficializada no domingo (9), durante a abertura do 1º Grupo de Trabalho de Arbitragem, realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

O sistema será fornecido pela empresa Genius Sports e promete reduzir o tempo de checagem dos lances e aumentar a precisão nas decisões. A implementação ocorre em um momento delicado para a arbitragem nacional.

A temporada 2025 tem sido marcada por críticas recorrentes a erros em campo e decisões controversas do VAR. Reclamações sobre a falta de critério uniforme têm mobilizado torcedores, atletas e dirigentes ao longo do ano. O assunto também dominou discussões públicas e programas esportivos.

Em resposta ao cenário, o chefe da comissão de arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, reconheceu as dificuldades, mas afirmou que o órgão segue em busca de evolução. Para ele, a padronização absoluta das decisões é inviável.

Flávio Rodrigues, árbitro da CBF, em ação pelo Brasileirão (Foto: Reprodução/Premiere)

“Este ano utilizamos 32 árbitros, cabeças diferentes, então essa uniformização de critérios é algo utópico, quase impossível quando nós falamos de seres humanos, mas não podemos deixar de buscá-los. Aproximação de critério é a primeira etapa. Isso vem com o entendimento do que o futebol espera dos árbitros”.

“Eles hoje são instruídos a fazer trabalho empático de saber o que clube, o que o campeonato e CBF esperam dele. Temos a certeza que temos profissionais ávidos para que possam se aproximar. São referência lá fora e precisam mostrar serviço todos os dias”, afirmou Cintra.

Ferramenta promete mais agilidade nas decisões de impedimento

Com previsão de estreia já na primeira rodada do Brasileirão 2026, o novo recurso utilizará sensores e câmeras para identificar de forma automática e quase instantânea a posição dos jogadores no momento do passe.

A tecnologia já é utilizada em competições internacionais, como a Liga dos Campeões da UEFA e a Copa do Mundo, e contribui para minimizar a margem de erro nas decisões de impedimento.

O sistema também gera uma animação gráfica em 3D para ser exibida nas transmissões e compartilhada com o público, aumentando a transparência do processo e a compreensão por parte dos torcedores.

Medida faz parte de reformulação interna da arbitragem

O anúncio do impedimento semiautomático integra um conjunto de ações discutidas no encontro da CBF com especialistas, árbitros e representantes de clubes. A ideia é ampliar o investimento em tecnologia, formação e comunicação, com foco na melhoria contínua das decisões em campo e na confiança do público.