quarta-feira, agosto 13, 2025
19.9 C
São Paulo

A declaração de Fabinho Soldado sobre as próximas contratações do Corinthians

Bloqueado pela Fifa, Corinthians enfrenta saídas e aposta na criatividade para manter elenco competitivo

O Corinthians enfrenta um momento delicado no mercado de transferências. Punido pela Fifa com um transfer ban em razão de uma dívida de R$ 34 milhões com o Santos Laguna, do México, pelo zagueiro Félix Torres, o clube está impedido de registrar novos atletas por três janelas de negociações. A sanção, que começou a valer na terça-feira (12 de agosto), pode ser derrubada caso o débito seja quitado ou um acordo seja firmado.

Antes da punição, o time havia anunciado apenas o atacante Vitinho, que pôde ser inscrito porque sua chegada foi concluída antes do bloqueio. Segundo o executivo de futebol Fabinho Soldado, a diretoria trabalha com criatividade para reforçar o elenco, considerando as limitações financeiras e o cenário de impedimento para contratar.

Vitinho, novo reforço do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/ Corinthians)

“É bom deixar muito claro — e o Dorival já deixou: o departamento de scout tem trabalhado em relação a isso (contratações). O clube tem as suas dificuldades, então a gente precisa, com todo esse contexto, ser criativo para que a gente possa reforçar a equipe. Já chegou o Vitinho dentro dessa criatividade. Um jogador livre no mercado e dentro das nossas possibilidades”, declarou o dirigente, durante evento na sede da CBF.

Além de lidar com a impossibilidade de registrar reforços, o Corinthians ainda vê saídas no elenco. O volante Alex Santana, o meia Igor Coronado e o atacante Giovane já deixaram o clube. As negociações para as partidas dos laterais Diego Palacios e Léo Mana, além do goleiro Matheus Donelli, estão em andamento. A diretoria também precisa decidir o futuro de atletas com vínculo até o fim do ano, como Gustavo Henrique, Fabrizio Angileri, Maycon, Ángel Romero e Talles Magno.

“O presidente Osmar Stabile já falou sobre isso. As contratações chegarão dentro das possibilidades do Corinthians. O Dorival também entende isso. Ele sabe da responsabilidade que é o Campeonato Brasileiro. Nesse segundo turno, o campeonato fica ainda mais difícil, mas temos uma equipe que está lutando”, acrescentou Fabinho Soldado, ao comentar sobre a competição nacional.

No cenário de incertezas financeiras, a atenção também se volta à Copa do Brasil. O sorteio das quartas de final colocou o Athletico-PR no caminho do Timão, com o primeiro duelo marcado para quarta-feira (27 de agosto) na casa do adversário e o confronto decisivo na quinta-feira (11 de setembro), na Neo Química Arena. Caso avance, o Corinthians enfrentará Cruzeiro ou Atlético-MG na semifinal.

“Favoritismo no futebol… já estou vacinado. Quando vai se aproximando das fases finais, são jogos extremamente difíceis e decisivos. Nossa preparação vai ser com muita seriedade, respeitando o grande adversário, que já foi campeão da Copa do Brasil. Esse vai ser nosso trabalho e foco”, completou o dirigente.

Com dívidas que ultrapassam os R$ 2 bilhões, a diretoria busca soluções para equilibrar as contas e tentar antecipar o fim da punição. Enquanto isso, o elenco atual seguirá sendo a base para o restante da temporada.