O diretor de futebol do Corinthians, Fabinho Soldado, enfrenta cobranças diretas do técnico Dorival Junior em meio à busca por reforços durante a atual janela de transferências, aberta em 10 de julho e com término previsto para 2 de setembro.
Após a derrota para o RB Bragantino pelo Campeonato Brasileiro, o treinador deixou clara a necessidade de novas peças no elenco. Nos bastidores, o jornalista Marco Bello revelou que o comandante vem insistindo internamente para que a diretoria viabilize contratações, pressionando principalmente Soldado.
Segundo relato publicado no portal É o Time do Povo, o jornalista afirmou:
“A informação que eu tenho é que o Dorival está pressionando internamente para que jogadores sejam contratados, tá? Só que quando o Dorival foi contratado, vocês se lembram quem que foi até Florianópolis onde estava o Dorival, Fabinho Soldado, ficou três dias lá negociando. E quem que estava do outro lado da linha aqui em São Paulo? Quem era o presidente do clube? Augusto Melo”.
Transição na presidência complica planejamento
Anteriormente, Augusto Melo comandava o clube e teria feito promessas durante a contratação de Dorival. Entretanto, com o afastamento do mandatário e a entrada de Osmar Stabile como presidente interino, as perspectivas mudaram. A nova gestão tem postura distinta, sobretudo no que diz respeito às finanças. Ainda de acordo com Marco Bello:
“Hoje o presidente chega pro Fabinho e fala: ‘Fabinho, a gente não vai contratar ninguém, a gente não tem dinheiro’”.
Pronunciamento do dirigente sobre o mercado
Na quarta-feira (16), antes da partida contra o Ceará, Fabinho Soldado concedeu entrevista à Amazon Prime e comentou sobre os rumores envolvendo possíveis chegadas de atletas. Ao ser questionado, reforçou que a diretoria tem consciência da necessidade, mas trabalha com limitações severas.
“Especulações. Diariamente são oferecidos alguns atletas. Temos situações mapeadas, encontramos dificuldades, mas vamos fazer movimentações dentro da realidade do Corinthians. Torcedores pedem reforços, a gente sabe que precisa, mas dentro das nossas condições”.
Na mesma fala, o dirigente acrescentou: “Temos um departamento competente. Nas janelas anteriores já foi feito com muita criatividade e de forma competente. Mas, novamente, dentro da realidade do Corinthians”.
Cautela sobre contratos e retorno de lesionados
Ao ser abordado sobre a possível readequação contratual de Memphis Depay, Fabinho evitou se aprofundar. Mencionou que assuntos envolvendo acordos e movimentações de elenco são tratados de forma restrita.
“Existem situações que são, como costumamos dizer, internas. Não pode se falar sobre nenhum contrato de uma forma que não seja internamente. Então, tudo que acontece e envolve contratos, chegada e saídas de atletas, esses detalhes a gente sempre conversa internamente para as decisões sejam mais assertivas”.
Situação de Yuri Alberto e Jesse Costa
Durante a mesma entrevista, Fabinho também atualizou a situação de Yuri Alberto, que está em fase final de recuperação de uma lesão lombar. O atacante poderá retornar até o confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, marcado para quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Palmeiras na Neo Química Arena.
“Yuri em transição. Na próxima semana, o Dorival deverá ter todos à disposição e teremos todo o elenco para ganhar jogos, ganhar posições no Campeonato Brasileiro e encarar esse desafio na Copa do Brasil (oitavas de final, contra o Palmeiras)”.
Enquanto isso, o meia Jesse Costa, canadense de 20 anos contratado em setembro de 2024, segue em observação pelo técnico. Atleta da base, ele disputou nove partidas no Brasileiro sub-20 e marcou um gol. Nesta semana, apareceu em publicação ao lado de Memphis e Yuri Alberto no CT Joaquim Grava.