sábado, agosto 2, 2025
13.4 C
São Paulo

Futuro de Dorival no Corinthians pode ser definido contra o Palmeiras

Clássico contra o Palmeiras vira termômetro para permanência de Dorival em meio a crise política no Parque São Jorge

Em meio a um ambiente institucional conturbado, o Corinthians volta a encarar o Palmeiras, nesta quarta-feira (30 de julho), às 21h30 (horário de Brasília), pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O clássico, além da rivalidade histórica, carrega o peso de possíveis desdobramentos no comando técnico da equipe alvinegra.

Desde a conquista do Campeonato Paulista, no final de março, o clube passou por uma profunda transformação. A euforia do título deu lugar à apreensão, especialmente após o afastamento do então presidente Augusto Melo, acusado de associação criminosa, lavagem de dinheiro e furto no escândalo envolvendo a patrocinadora VaideBet. Atualmente, quem ocupa o cargo de forma interina é Osmar Stabile, que tem feito declarações públicas pedindo apoio à torcida e à imprensa para a reconstrução institucional do clube.

Dorival Júnior pelo Corinthians
Dorival Júnior pelo Corinthians (Foto: Divulgação/ Corinthians)

A instabilidade política não é o único problema. O Corinthians convive com dificuldades financeiras, denúncias de mau uso do cartão corporativo em gestões anteriores e protestos da torcida. Internamente, uma sindicância foi aberta no Conselho Deliberativo para investigar os gastos nas três últimas administrações. Tudo isso reflete também dentro de campo, onde a comissão técnica atual tenta buscar estabilidade sem o respaldo total da diretoria ou de reforços relevantes.

Dorival Júnior assumiu o time após a saída de Ramón Díaz e Emiliano Díaz, que deixaram o cargo após eliminações na Copa Sul-Americana e sequência ruim no Brasileirão. Desde que assumiu, Dorival acumula seis vitórias, seis empates e quatro derrotas em 16 partidas. Embora o desempenho seja equilibrado, a pressão é crescente, e a eliminação diante do arquirrival pode custar seu cargo.

O clube já pode estar monitorando possíveis substitutos. O nome mais bem cotado é o de Juan Pablo Vojvoda, livre no mercado após passagem pelo Fortaleza. Tite, que chegou a negociar com o Corinthians antes da chegada de Dorival, ainda é uma alternativa, embora sua possível volta dependa de uma sinalização pessoal. Emiliano Díaz também segue como opção, mas deve estar fora da lista de prioridades da diretoria.

O clássico desta quarta-feira será disputado na Neo Química Arena, com a volta marcada para a quarta-feira seguinte, no Allianz Parque. Em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis. Embora o elenco conte com o retorno de jogadores como Yuri Alberto e a manutenção de nomes importantes, o cenário não permite margem para erro.

Aliás, pela primeira vez desde a final do estadual, Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto estarão juntos no time titular. Raniele deve entrar no lugar de Carrillo, enquanto Félix Torres, que teve papel decisivo no último dérbi, perdeu espaço e não deve atuar.