Na manhã desta quinta-feira, Diego Palacios, lateral-esquerdo do Corinthians, foi oficialmente anunciado como novo reforço do Karpaty, da Ucrânia, para a temporada europeia de 2025/26. “Bienvenido al equipo”, escreveu o clube em publicação nas redes sociais, mostrando o jogador descendo uma escada e vestindo pela primeira vez a camisa da equipe ucraniana.
Além disso, o acordo inclui uma opção de compra, sem que os valores tenham sido divulgados. O empréstimo terá validade até o fim da temporada europeia, enquanto o contrato de Palacios com o Corinthians segue até 31 de dezembro de 2027. Dessa maneira, ao término do período de cessão, o lateral poderá retornar ao Timão.
O contexto da saída de Palacios
O Corinthians buscava um destino para o equatoriano desde o início deste ano. Palacios vinha sendo a quarta opção do técnico Dorival Júnior, subindo para terceira após algumas movimentações no elenco. Contratado como titular, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo em sua primeira partida, ficando um ano longe dos gramados.
Em 2025, o lateral não conseguiu retomar seu espaço, ainda mais após a chegada do argentino Fabrizio Angileri. Portanto, a saída para o Karpaty surge como oportunidade de recuperação e crescimento, isso porque permitirá ao jogador ganhar ritmo e disputar minutos em uma competição europeia.
Desafios e expectativas na Ucrânia
No Karpaty, Palacios precisará superar a concorrência do ucraniano Andriy Buleza para assumir a titularidade. Atualmente, o clube ocupa a 12ª colocação no Campeonato Ucraniano, com apenas um ponto em duas rodadas (um empate e uma derrota). Cabe ressaltar que os times na 15ª e 16ª posição sofrem rebaixamento automático, enquanto o 13º e 14º disputam um mata-mata para manter a elite local.
Com isso, Palacios terá um desafio duplo: recuperar-se fisicamente e se firmar como peça importante para evitar que o Karpaty se aproxime da zona de risco. Vale destacar que esta é uma oportunidade estratégica tanto para o jogador quanto para o Corinthians, que poderá contar com um atleta mais experiente ao término do empréstimo.