terça-feira, agosto 5, 2025
15.5 C
São Paulo

Julgamento de doping: Corinthians recebe ótima notícia

FIFA absolve lateral Gi Fernandes após exame positivo em 2024

Uma das jovens promessas do futebol feminino brasileiro, a lateral-direita Gi Fernandes, do Corinthians, foi absolvida pelo Comitê Disciplinar da FIFA em processo de doping. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (1) e representa um alívio tanto para a atleta quanto para o clube paulista.

A jogadora de 20 anos havia testado positivo para boldenona durante a Copa do Mundo Sub-20, disputada em setembro de 2024, na Colômbia, quando defendia a Seleção Brasileira. Além disso, desde então, enfrentava um período de suspensão preventiva, enquanto o caso era analisado. Vale destacar que a substância encontrada é comum em carnes contaminadas no país-sede do torneio, onde seu uso por pecuaristas ainda é frequente.

Decisão da FIFA isenta atleta de culpa ou negligência

Na conclusão do julgamento, a FIFA apontou que houve, de fato, uma violação formal das regras antidoping. No entanto, declarou que Gi Fernandes não teve culpa, negligência ou dolo. Por isso, não haveria justificativa para uma punição disciplinar, encerrando o processo sem sanções.

Isso porque, segundo a entidade, ficou comprovado que a contaminação foi causada pela ingestão de carne com resquícios de anabolizantes, algo recorrente na Colômbia. A versão já havia sido considerada provável desde fevereiro, durante a suspensão preventiva.

Sendo assim, Gi está liberada para seguir normalmente sua carreira. Em nota oficial, a jogadora celebrou a decisão e agradeceu ao Corinthians, à sua equipe jurídica e aos torcedores:
“Agora sigo em frente, ainda mais forte e motivada, para continuar representando o Corinthians com dedicação, respeito e alegria”.

Retorno com protagonismo e foco na reta final de 2025

Desde que voltou aos gramados, Gi Fernandes disputou 14 partidas pelas Brabas, sendo titular em 12 delas. Dessa maneira, se tornou uma das principais assistentes da temporada, com cinco passes para gol o segundo melhor desempenho do elenco nesse quesito.

Cabe ressaltar que o Corinthians viaja em julho aos Estados Unidos para disputar a Teal Rising Cup, torneio amistoso que servirá de preparação para a reta final da temporada. Com isso, Gi Fernandes chega fortalecida, pronta para retomar seu protagonismo.