A atacante Ivana Fuso, de 24 anos, teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta terça-feira (12) e está apta a defender o Corinthians. O registro encerra uma longa espera desde seu anúncio, feito em 8 de julho, quando pendências na documentação impediram sua utilização imediata.
Apesar de nascida em Salvador, Ivana é considerada atleta estrangeira com cidadania brasileira, o que exigiu a emissão de um RG, procedimento mais demorado do que o usual para jogadoras estrangeiras que utilizam o RNE.
Desfalque no Brasileirão Feminino
Mesmo regularizada, Ivana não poderá atuar nas quartas de final do Campeonato Brasileiro Feminino. O prazo de inscrições para a competição encerrou-se no dia 8 de agosto, antes da definição da sua documentação. O técnico Lucas Piccinato explicou que a situação envolveu burocracias fora do controle da comissão técnica:
“De fato, ela não vai jogar. A gente teve complicações na documentação dela, o que a gente imaginou que seria mais rápido acabou não sendo, pela questão dela ser cidadã brasileira e não ter a documentação brasileira. Se ela fosse uma estrangeira, todo o processo seria muito mais rápido. A gente teve que traduzir a certidão dela do alemão para o brasileiro.”
Estreia prevista em outras competições
Ivana está liberada para disputar o Campeonato Paulista Feminino, Copa do Brasil e Libertadores. No Paulistão, o prazo de inscrições vai até 19 de setembro, permitindo que ela já seja relacionada para a próxima rodada.
A estreia deve ocorrer no dia 21 de agosto, contra o Realidade Jovem, embora a comissão técnica opte por prepará-la fisicamente antes de colocá-la em campo.
“Ela estará apta para jogar a Copa do Brasil, Paulista e Libertadores”, afirmou Piccinato.
Contrato e trajetória recente
Ivana é o único reforço corintiano nesta janela de transferências. O acordo com o clube foi firmado no fim de 2024, quando ela ainda atuava pelo Birmingham, da Inglaterra. O vínculo com o Timão vai até o final de 2027.