Após conquistar sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro, o Corinthians viu os bastidores do duelo contra o Ceará, na quarta-feira (16), ganharem contornos polêmicos. O triunfo por 1 a 0, com gol de Talles Magno, foi ofuscado pela detenção de 41 torcedores alvinegros por uso de sinalizadores na Arena Castelão.
Conforme informações da Polícia Civil, os torcedores foram levados ao departamento interno do estádio após acenderem sinalizadores e soltarem rojões durante o segundo tempo da partida. O Ceará, mandante do confronto, reagiu de forma dura e, por meio de nota oficial, solicitou que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) apure responsabilidades tanto do Corinthians quanto da arbitragem envolvida no jogo.

“Durante o decorrer do jogo, torcedores adversários protagonizaram um episódio de grande desordem, com uso de sinalizadores, rojões e outras ações de baderna, colocando em risco a segurança de todos os presentes e manchando a imagem do espetáculo esportivo”, afirmou o clube cearense em comunicado.
A diretoria do Vozão esteve representada no estádio por seu setor jurídico e, segundo o próprio clube, acompanhou a identificação dos envolvidos ao lado das autoridades policiais. Os detidos foram liberados por volta das 3h da madrugada.
Por outro lado, a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, repudiou a ação policial e justificou a manifestação como um ato simbólico. A organizada alegou que os sinalizadores foram utilizados como forma de protesto contra o valor dos ingressos destinados à torcida visitante no Castelão.
“O uso de sinalizadores é um ato simbólico, um protesto pacífico contra os preços abusivos dos ingressos. Cobrar R$ 275,00 para assistir a um jogo é um roubo descarado”, destacou a nota assinada pela Gaviões.
Dentro de campo, a equipe paulista quebrou uma sequência de seis partidas sem vitórias como visitante na competição. Antes do triunfo em Fortaleza, o time havia empatado com Bahia, Grêmio e Atlético-MG, e perdido para Palmeiras, Flamengo e Mirassol.
A vitória diante do Ceará foi a primeira longe da Neo Química Arena nesta edição do Brasileirão e superou o desempenho de 2024, quando a primeira vitória fora só veio na 18ª rodada, contra o próprio Bahia. Agora, com 19 pontos, o Corinthians ocupa a 9ª colocação.
A próxima partida da equipe será no sábado (19), às 19 horas (horário de Brasília), quando enfrenta o São Paulo no Morumbis, pela 15ª rodada da competição nacional.


