O Cruzeiro iniciou a disputa da semifinal da Copa do Brasil em desvantagem após a derrota por 1 a 0 para o Corinthians, na noite de quarta-feira (10), no Mineirão. O técnico Leonardo Jardim apontou falhas técnicas da equipe celeste na etapa inicial e também aproveitou a coletiva pós-jogo para fazer um apelo à torcida cruzeirense.
A atuação da equipe mineira foi marcada por oscilações, principalmente no primeiro tempo, quando o Corinthians abriu o placar. Segundo Jardim, o time apresentou problemas de agressividade, precisão nos passes e pouca efetividade nos duelos. Apesar disso, o treinador ressaltou uma melhora no segundo tempo, mesmo com o jogo tendo muitas paralisações.
“O volume de jogo foi pouco. Não se jogou 45 minutos. Um jogo muito parado. O adversário parava o jogo, dava um toquezinho na bola, deitava no chão e parava o jogo. Jogamos menos de um tempo”.

Conforme detalhou o treinador, a expectativa era de um confronto difícil, e o resultado refletiu isso. Durante o intervalo, ele relembrou aos jogadores que o duelo envolvia duas equipes de tradição e que, portanto, não haveria facilidades. A fala reforça o espírito de alerta dentro do elenco para o compromisso da volta, marcado para domingo (14), às 18h (horário de Brasília), na Neo Química Arena.
“No intervalo do jogo, disse aos jogadores o seguinte: ‘Muita gente dizia que seria fácil. Eu já avisei que uma semifinal de uma copa, com duas equipes de camisas pesadas, não são fáceis’”.
Apesar do revés, Jardim demonstrou confiança na capacidade da equipe em reverter a situação jogando fora de casa. O desempenho do Cruzeiro como visitante no Campeonato Brasileiro, quando venceu adversários como Fluminense e Botafogo e empatou com Flamengo e Palmeiras, foi citado como referência positiva.
“Eu tenho total confiança nesse grupo, porque mostrou ao longo do ano que pode vencer em qualquer campo e é isso que vamos fazer”.
Entretanto, o treinador também lamentou a ausência da torcida nos momentos que antecederam o duelo de ida. De acordo com ele, a presença dos torcedores no centro de treinamento, na Toca da Raposa, teria sido importante para motivar os jogadores antes do confronto.
“Eu achava que iríamos ter o apoio na Toca antes deste jogo tão importante, não tivemos. Peço aos nossos torcedores […] que nos façam uma visita à Toca para motivar este pessoal”.
O Cruzeiro tem a missão de vencer o Corinthians fora de casa por dois gols de diferença para avançar à final. Caso vença por um gol, a decisão será nos pênaltis. O classificado enfrentará Vasco ou Fluminense na decisão nacional.


